Celular Seguro: como usar o aplicativo do Governo Federal

Aplicativo Celular Seguro visa notificar bancos, operadoras e serviços quando do roubo ou furto de aparelhos celulares e tablets

Aplicativo Celular Seguro, do Governo Federal

O site e o aplicativo Celular Seguro foram lançados na terça-feira (19), pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MSJP). O objetivo do aplicativo é notificar bancos, serviços e outras instituições parceiras quando para agilizar bloqueios da linha telefônica e de aplicativos de bancos, evitando golpes contra as vítimas.

Para utilizar o serviço, os donos de celulares e tablets podem cadastrar seus aparelhos, por meio da conta gov.br. O acesso pode ser feito tanto pelo site celularseguro.mj.gov.br, de qualquer navegador, quanto por aplicativos disponibilizados nas lojas Google Play, para Android; e Apple Store, para iOS.

Como usar o Celular Seguro

Primeiro é preciso acessar o site, em qualquer navegador, e, em seguida, clicar em “Login com gov.br” para inserir login e senha. A página permite cadastrar telefones, pessoas de confiança e ocorrências.

Para cadastrar um celular:

  • Na tela inicial, clique em “Registrar Telefone”;
  • Selecione a opção “Cadastrar Telefone”;
  • Insira dados sobre o aparelho, como marca, modelo, número e operadora;
  • Clique em “Cadastrar”.
Cadastro de aparelho no Celular Seguro
Cadastro de aparelho no Celular Seguro

Para cadastrar um contato:

  • Clique em “Pessoas de confiança”;
  • Selecione “Cadastrar Contato”;
  • Insira dados da pessoa (nome, CPF, telefone e e-mail);
  • Clique em “Cadastrar”.
Cadastro de contato no Celular Seguro
Cadastro de contato no Celular Seguro

Para notificar roubo, furto ou perda:

  • Clique em “Registrar Ocorrência”;
  • Selecione “Meus Telefones”, para ocorrências relacionadas aos que você cadastrou, ou “Telefones de Confiança”, para os de seus amigos;
  • Clique em “Alerta”;
  • Informe dados sobre a ocorrência (data, hora, tipo, estado e cidade);
  • Clique em “Emitir”.
Registrar ocorrência no Celular Seguro
Registrar ocorrência no Celular Seguro

Este mesmo passo a passo pode ser feito por meio do aplicativo Celular Seguro em celulares ou tablets, de qualquer marca. Para isso, basta baixar o aplicativo na loja, logar utilizando a conta gov.br, ler os termos de uso e seguir qualquer uma das opções: cadastrar celular; cadastrar contato; ou notificar roubo, furto ou perda.

Em caso de ocorrência de roubo ou furto, o usuário do serviço pode utilizar o site, ou o celular de confiança do contato registrado no aplicativo para fazer o alerta. Por exemplo, se uma pessoa perdeu o aparelho e tem o cônjuge como contato de confiança, pode pedir para esta pessoa fazer a notificação.

Benefícios do Celular Seguro

De acordo com o especialista em segurança Vinnie Oliveira, o aplicativo oferece a facilidade de enviar o alerta automaticamente para bancos, operadoras de telefone e Anatel. “No momento em que a pessoa aperta para enviar o alerta, a notificação é feita e a promessa é de que em até 10 minutos os serviços registrados sejam todos notificados. A única fragilidade é que nem todos os bancos, a exemplo de alguns digitais, ainda não fazem parte do serviço, então os usuários precisam de uma segurança maior em seus aparelhos, mas a maioria dos serviços já estão registrados”, diz.

A expectativa, segundo o especialista, é que além dos bancos, operadoras e Anatel, outros serviços e aplicativos também façam parceria com o governo para receber essas notificações. “Plataformas de compras, por exemplo, podem aderir ao Celular Seguro e, com isso, ampliar a rede de conexões para que, quando aconteça um problema, as pessoas consigam notificar as plataformas e bloquear o máximo de acesso possível”, contou.

Ainda de acordo com Vinnie, apesar do aplicativo, segue a recomendação de que os usuários façam, o mais rápido possível, um Boletim de Ocorrência na polícia, informando quando teve o celular roubado ou furtado, como forma de se precaver de possíveis prejuízos para além do material. 

“É importante utilizar os serviços de verificação dupla em todos os aplicativos que permitem, para criar mais uma camada de segurança, e dificultar o acesso de pessoas mal intencionadas aos seus dados. O básico de segurança, como não responder SMS desconhecidos, ter cuidados com links e e-mails estranhos, permanece como orientação de segurança, também.” completou.

Como usar o Celular Seguro
Como usar o Celular Seguro – Infográfico: Agência Brasil

Celular seguro na Paraíba

O Ministério da Justiça informou à Rádio CBN que cerca de 159 celulares foram bloqueados na Paraíba desde que o aplicativo ‘Celular Seguro’ foi lançado. 

Na região Nordeste, a Paraíba é o quinto estado com mais restrições nos aparelhos e o décimo sexto no Brasil.