Estudantes da PB criam jogos sobre poluição dos oceanos e tráfico de animais

Jogos se baseiam nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Estudantes ganharam prêmio da União Europeia.

Foto: divulgação.

Estudantes da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Otávia Silveira, em Mogeiro, na Paraíba, criaram jogos virtuais promovendo a educação ambiental por meio de plataformas digitais na escola e em sua comunidade. O projeto conquistou o primeiro lugar na categoria Ciência Cidadã do prêmio Diplomacia Verde da União Europeia (UE), no Brasil e conquistou uma bolsa para continuar a  pesquisa.

Estudantes da PB criam jogos sobre poluição dos oceanos e tráfico de animais
Foto: reprodução/ arquivo pessoal.

O projeto surgiu das iniciativas Vem Jogar e Crie Seu Jogo, componentes curriculares do Ensino Médio Integral. Baseando nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), o jogo ODS Vida na Água discute o problema do lixo plástico nos oceanos e seus impactos. Já o ODS Vida Terrestre aborda o tráfico de aves silvestres na Caatinga. 

“Como proposta multidisciplinar, o projeto conecta os jovens a diferentes oportunidades de aprendizado, estimulando também a cultura e a inclusão digital, assim como a criatividade e a inovação socioambiental no ambiente escolar e na sociedade. Além disso, conta com estudantes da zona rural e urbana, envolvendo a comunidade escolar de maneira geral em atividades de educação ambiental”, explicou Suênio Alves, professor de química e coordenador do projeto.

Continuando sonhos

Jogo ODS Vida na Água.
Foto: reprodução/ arquivo pessoal.

O projeto “Game Start” se tornou alicerce para os alunos que querem trabalhar na área de jogos digitais. Daniel José, aluno egresso da escola, contou que o projeto foi uma oportunidade de levar seu sonho de trabalhar com tecnologia e jogos para frente.

“Sempre tive vontade de criar meu próprio jogo e poder, de alguma forma, ajudar na educação com o meio digital. Meu projeto de vida é seguir na área da informática e do desenvolvimento de games, e graças ao apoio do Ensino Médio Integral e dessa iniciativa, me sinto mais preparado para alcançar meu objetivo”, disse Daniel.

Já para Ygor Silva, que também atua na equipe do projeto, compartilha do interesse de trabalhar na mesma área de Daniel. 

 “Desde pequeno eu já me encantava por esse universo dos jogos, mas foi no Ensino Médio Integral, com as eletivas, a tutoria e os projetos, que decidi tornar esse meu objetivo para o projeto de vida”, explicou o aluno.

O professor Suênio explicou que esse projeto é uma forma de mostrar novos horizontes para os alunos. A estudante Nataly Silva relatou que seu sonho é se formar na área de design digital e participando do projeto ela sentiu que estava cada vez mais próxima da área que é apaixonada.

Projeto “Game Start”

Colhendo frutos, o projeto faz parte do Programa Celso Furtado, iniciativa do Estado da Paraíba e financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ). Com o apoio, estudantes e professores receberão uma bolsa durante um ano para dar os próximos passos no projeto Game Start.

Além da bolsa, por terem conseguido o primeiro lugar em Ciência Cidadã, do prêmio Diplomacia Verde, da União Europeia no Brasil, os estudantes ganharam um computador para continuarem a desenvolver jogos.

Dificuldades enfrentadas

Estudantes da PB criam jogos sobre poluição dos oceanos e tráfico de animais
Foto: reprodução/ arquivo pessoal.

Os alunos Daniel José, Nataly Silva e Ygor Santos relataram que uma das dificuldades que sua equipe enfrentou na criação dos jogos foi a dificuldade de aprender a utilizar a plataforma e entender quais eram suas limitações. Daniel relatou que depois que aprenderam foi “só felicidade”.

Porém, de acordo com Ygor e Nataly, a melhor parte de desenvolver os jogos foi a testagem das fases, onde eles podiam trabalhar em equipe e se ajudar. 

Novos projetos

Estudantes da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Otávia Silveira, em Mogeiro, na Paraíba.
Foto: reprodução/ arquivo pessoal.

Em entrevista ao g1 Paraíba, o professor de química Suênio Alves e o estudante Daniel José contaram que estão desenvolvendo uma nova eletiva visando explicar a importância da criação de jogos para a comunidade e ainda um novo game baseado em outro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Dessa vez os alunos querem abordar a o objetivo 16: alcançar a paz, justiça e instituições eficazes, testando seu engajamento nos assuntos do mundo e criando paralelos com suas realidades.