Guarda Municipal de João Pessoa monitora com inteligência artificial situações de ameaça em prédios públicos

O uso diário da Inteligência Artificial foi tema do Paraíba Comunidade nas TVs Cabo Branco e Paraíba.

Câmeras são verificadas por operadores na Central de Monitoramento, localizado na Base da Guarda Municipal, no bairro do Centro, em João Pessoa.

A Guarda Municipal de João Pessoa está monitorando cerca de 110 prédios públicos, incluindo escolas, com câmeras que utilizam um software de inteligência artificial para identificar possíveis situações de ameaça. A promessa é que em breve cerca de 6 mil câmeras estejam disponíveis para o monitoramento. 

Quem verifica as câmeras são os operadores do Centro de Monitoramento, localizado na Base da Guarda Municipal, no bairro do Centro. Com tantas imagens, é impossível que o olho humano identifique todas as situações de ameaça, por isso é utilizado um software de inteligência artificial. Após identificar alterações, um operador pode enviar em segundos uma equipe da guarda municipal ou da polícia militar.

“A gente tem um cercamento eletrônico que ao tentar furtar um ar condicionado, ou um objeto da escola, será acionado um alarme no local e na central de monitoramento. De forma inteligente, já é lançado um alerta. O operador já abre toda a câmera, com condições de enviar a guarda”, explica o secretário municipal de segurança, João Almeida, em entrevista ao Paraíba Comunidade.

A Segurança de João Pessoa tem como prioridade garantir que todas as escolas e unidades de saúde estejam monitoradas. De acordo com o secretário João Almeida, a previsão é de que até fevereiro de 2024 sejam concluídas as instalações dos equipamentos em todos os prédios públicos.