Ministro Hélio Costa autoriza canal digital da TV Cabo Branco

TV Cabo Branco é a única que já transmite o sinal digital e, a partir desta quarta-feira, passa a transmitir em caráter definitivo a sua programação digital em HDTV.

Da Redação

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, assina nesta quarta-feira (17) os Termos de Consignação dos Canais Digitais para Emissoras de Televisão da cidade de João Pessoa, às 10h, na sede do Ministério das Comunicações, em Brasília. Com isso, a TV Cabo Branco fica autorizada a transmitir oficialmente seu sinal digital.

A TV Cabo Branco já oferece sinal digital aos telespectadores da Grande João Pessoa, desde 21 de fevereiro, em fase experimental, pelo canal 19 UHF, exibindo a programação da Rede Globo com imagem e som de qualidade excepcional e algumas atrações em alta definição, tais como Caminho das Índias, A Grande Família e os maiores jogos de futebol. Para isso, desde junho de 2008, a empresa tem se dedicado para trazer a João Pessoa toda a tecnologia necessária para a transmissão digital.

O Presidente da Rede Paraíba de Comunicação, Eduardo Carlos e o superintendente, Guilherme Lima, serão recebidos pelo ministro Hélio Costa para a assinatura da consignação de canais de TV Digital. A capital da Paraíba é a vigésima cidade brasileira a transmitir sinais digitais de alta definição.

Na Paraíba, são três as emissoras que recebem a consignação de canal: a TV Cabo Branco Ltda, afiliada da Rede Globo, a TV Correio, afiliada da Rede Record, e a TV Tambaú, afiliada do SBT. A TV Cabo Branco, no entanto, é a única que já tem todo o equipamento necessário para transmitir o sinal digital e, a partir desta quarta-feira, passa a transmitir em caráter definitivo.

A TV Digital estreou no Brasil em 2 de dezembro de 2007, na cidade de São Paulo. Em pouco mais de um ano e meio, o sinal digital já cobre 15 capitais e quatro cidades pólo brasileiras. De acordo com Hélio Costa, o cronograma da implantação está adiantado em mais de um ano. No caso específico da capital paraibana, as emissoras locais deveriam iniciar as transmissões em setembro de 2010. O ministro prevê a chegada da TV Digital a todas as capitais até o fim do ano.