Olhos podem revelar doenças

É possível descobrir indícios de diabetes, hipertensão arterial, colesterol alto, doenças reumatológicas e dermatológicas e até mesmo a possibilidade do paciente sofrer um AVC.

Ao atender um paciente, o oftalmologista sabe que, por desconhecimento, a maioria se dirige a ele apenas por sentir dificuldades na visão. Porém, o que grande parte da população não sabe é que um simples exame rotineiro realizado em qualquer consulta oftalmológica é capaz de identificar uma série de outras patologias, que nem mesmo são inerentes àquela especialidade médica. Através do exame do olho e suas estruturas, é possível descobrir indícios de diabetes, hipertensão arterial, colesterol alto, doenças reumatológicas e dermatológicas e até mesmo a possibilidade do paciente sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Isso se deve principalmente à avaliação completa que é feita da saúde dos olhos. Conforme explica o oftalmologista Antônio Harrison Sarmento Costa, o olho é um órgão que faz parte de um todo, então alterações hormonais que vão causar doenças no organismo podem igualmente causar alterações nas estruturas dos olhos.

O oftalmologista realiza no paciente todos os exames de praxe: a anamnese, momento de diálogo com o médico; o exame de acuidade visual, para medir o quanto o paciente está enxergando; a biomicroscopia ocular, que avalia estruturas internas e externas da córnea; a tonometria, que mede a pressão do olho; e a fundoscopia, o popular ‘exame de fundo de olho’.

Com estes exames, já é possível para o oftalmologista conseguir identificar com grande probabilidade a existência ou não de uma série de patologias, que podem sugerir a necessidade de encaminhamento a um especialista da área cujo problema foi identificado.

“Nestes procedimentos básicos, observamos desde as pigmentações ao redor dos olhos que podem indicar acúmulo de colesterol, o aumento da espessura dos vasos sanguíneos que podem sugerir colesterol alto e hipertensão arterial, a visão turva ou dupla pode ser indício de um AVC de pequeno porte, dentre outras patologias, como tumores e doenças hepáticas que podem ser diagnosticadas com o simples exame oftalmológico”, explica o médico Antônio Harrison, ressaltando a necessidade dos pacientes procurarem outras especialidades, após o surgimento dos indícios.

“Os pacientes não sabem que podemos diagnosticar tantos problemas de saúde, quando na verdade muitas vezes conseguimos detectar a doença antes mesmo do especialista, através de sinais específicos que o olho apresenta”, afirma o médico. Outras patologias comumente identificadas são as retinopatias diabética e hipertensiva; doenças dermatológicas como a ‘acne rosácea’, observada nas alterações da pálpebra; além de reações inflamatórias.