Spotify lança nova função que usa inteligência artificial para recomendar músicas

DJ, nova função do Spotify, também tem “voz realista” criada por inteligência artificial.

Nova função DJ do Spotify

A plataforma de streaming de músicas Spotify lançou na quarta-feira (22) uma nova função que utiliza a inteligência artificial para recomendar músicas aos usuários. A ferramenta, chamada de “DJ”, utiliza a tecnologia OpenAI, a mesma do ChatGPT, e vem acompanhada de uma “voz realista” que comenta sobre as músicas e os artistas da playlist. 

DJ, nova função do Spotify

Segundo o anúncio do Spotify, a nova função faz uma curadoria de acordo com as preferências de cada um dos usuários, com base nas músicas que foram ouvidas, puladas e curtidas. “O DJ é um guia de IA personalizado que conhece você e seu gosto musical tão bem que pode escolher o que tocar para você”, disse o comunicado da empresa.

Ainda em fase beta, o DJ cria uma playlist selecionada, com músicas novas e também canções antigas que já foram ouvidas pelos usuários. Pela nova função, é possível clicar em um botão para pular a música, caso o usuário não goste. O algoritmo, então, reconhece o que foi ouvido e o que foi pulado para melhorar as recomendações. 

Nova função DJ do Spotify
Nova função DJ do Spotify

O sistema também vem acompanhado de uma assistente de voz, semelhante a que é usada em serviços como a Alexa, da Amazon, e Siri, da Apple, que vai comentar sobre as canções e artistas ouvidos. A voz dinâmica foi desenvolvida pela Sonantic, empresa adquirida recentemente pelo Spotify, e que cria vozes realistas a partir de textos.

O modelo de voz do DJ foi baseado em Xavier “X” Jernigan, chefe de parcerias culturais da empresa e que foi um dos primeiros apresentadores da plataforma, no programa The Get Up. 

Por enquanto, o serviço está disponível apenas para usuários do Spotify Premium nos Estados Unidos e no Canadá, mas deve ser expandido para outros países.