Xenofobia foi o crime de discurso de ódio que mais cresceu na internet em 2022

Dados sobre xenofobia e outros crimes de discurso de ódio foram divulgados pela Safernet no Dia da Internet Segura.

xenofobia na internet

O número de denúncias de xenofobia pela internet foi o crime de discurso de ódio que mais cresceu na internet em 2022, segundo os dados da Central Nacional de Denúncias (CND) da Safernet. O balanço foi divulgado nesta terça-feira (7), em que é comemorado o Dia da Internet Segura, e mostram que as denúncias de xenofobia na internet subiram 874% em relação a 2021. 

Segundo a CND, as denúncias de intolerância religiosa e misoginia aparecem em segundo e terceiro lugar, com aumento de 456% e 251%, respectivamente. Com esses dados, a Safernet recebeu 67,7% a mais de denúncias de crimes de discurso de ódio na internet no comparativo com o ano anterior.

Em relação às denúncias relacionadas ao armazenamento, divulgação e produção de imagens de abuso e exploração sexual infantil, pelo segundo ano consecutivo foram registrados mais de 100 mil casos. Foram 111.929 denúncias bem 2022 contra 101.833 em 2021, um aumento de 9,9%.

“O combate à difusão de imagens de abuso e exploração sexual infantil é um eterno enxugar de gelo. Essa luta exige o desenvolvimento de inteligência que impeça que o abuso ocorra e que caia a produção desse tipo de imagens”, afirma Thiago Tavares, diretor-presidente da Safernet.

Outros casos de discurso de ódio na internet

No total, a Central Nacional de Denúncias acompanha denúncias de 10 crimes. Além de sete crimes de discurso de ódio (apologia a crimes contra a vida, LGBTFobia, neonazismo, racismo, xenofobia e intolerância religiosa) e dos envolvendo imagens de abuso e exploração sexual infantil, a Safernet recebe também denúncias de maus tratos contra animais e tráfico de pessoas na internet.

No caso de tráfico de pessoas, o crescimento do ano passado para o ano anterior foi de 266%. Já os de maus tratos contra animais saiu de 326 crimes em 2021 para 1.194 em 2022.

Dos 10 crimes denunciados à Safernet, o único que não apresentou crescimento em 2022 foi o neonazismo, que caiu 81,6% em relação a 2021.“Essa redução significa que boa parte da atividade das células neonazistas no Brasil migrou da web aberta para ambientes mais fechados, como aplicativos de troca de mensagens e fóruns na deep web”, explica Thiago Tavares.

Como denunciar xenofobia e outros crimes de ódio na internet?

A Safernet mantém uma página na internet específica para que as denúncias sejam feitas. O serviço é anônimo e busca reunir denúncias de crimes e violações contra os Direitos Humanos na internet. O canal tem suporte governamental e parceria com iniciativas privadas, autoridades policiais e judiciais. Confira aqui o canal de denúncia.

A recomendação do órgão é de que os usuários de internet que percebam alguma violação, denunciem por meio do site, anexando links, vídeos, textos, imagens, músicas ou qualquer outro material, que ajude a reforçar a denúncia.