Boas maneiras são essenciais nos perfis das redes sociais

Comentários inadequados ou fotos que comprometam sua imagem devem ser evitados nas redes sociais.

Dentre as coisas que você nunca deve fazer na web é falar mal das pessoas e publicar fotos comprometedoras, como ‘enchendo a cara’ com os amigos. Definitivamente isso pode contar pontos contrários na sua vida profissional. Conforme os especialistas, tudo o que você faz nas redes sociais, reflete diretamente na vida real. Também é melhor ficar longe de comunidades e páginas que comprometam sua imagem, como por exemplo, ‘Odeio acordar cedo’ ou ‘Gosto do dinheiro, mas odeio trabalhar’.

Com o intuito de evitar problemas, algumas pessoas costumam criar dois perfis: um pessoal e outro profissional. Entretanto, ainda assim, o cuidado deve ser mantido. A dica de ouro é que apenas informações que podem ser reveladas em público sejam feitas nas redes sociais. Portanto, se você tomou conhecimento que um colega do seu setor será demitido, nada de indiretas na Web. Não se envolva; pode sobrar para você.

Por mais que não esteja satisfeito com seu emprego ou com seu chefe, conte até dez, até mil, até um milhão, mas não faça postagens comprometedoras. Mesmo que esteja decidido a sair da empresa, lembre-se que seus comentários podem impedir a conquista de um novo emprego.

Outro ponto importante da relação entre redes sociais e a vida profissional é sua lista de amigos. Você pode até ter o cuidado no seu perfil, mas pode ser marcado na foto de outros amigos, em situações que podem prejudicar sua imagem. Uma dica é mudar a configuração para que nem todas as pessoas possam marcar suas fotos ou para que nem todos os amigos tenham acesso às informações que publica. Mas atenção: os mecanismos de privacidade são limitados.

Se você ocupa cargos de confiança, a atenção deve ser ainda maior. As declarações podem ter efeito devastador e custar o emprego. Imagine um gerente fazendo comentários no Facebook sobre os salários da empresa ou a falta de estrutura. O ideal é se manter neutro para não se prejudicar.