icon search
icon search
home icon Home > vamos trabalhar
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VAMOS TRABALHAR

Concurseiro intensifica rotina

Concurso para o Instituto Nacional do Seguro Social, que teve edital lançado semana passada, leva 'concurseiros' a intensificarem estudos.

Publicado em 18/08/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 16:10

Desde que o edital do concurso público do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi publicado na semana passada, milhares de candidatos intensificaram a rotina de estudos. O concurso é um dos mais cobiçados do país, não só pela estabilidade como também pela remuneração. Para quem venceu todas as etapas e viu o nome na lista de aprovados, diz que todo o esforço vale a pena, mas é preciso disciplina e paciência.

Depois de ser aprovado no concurso do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, mas não ter sido chamado para assumir, Luciano Ramalho decidiu fazer o do INSS, em 2008. Nesse período, ele trabalhava na Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), em Campina Grande, concurso para o qual foi aprovado e convocado. “Como eu trabalhava apenas meio turno, aproveitava a tarde para estudar”, declarou.

Ele reservava de duas a três horas diariamente para os estudos. À noite fazia cursinho. Pelo fato de vir estudando há anos para outros certames, Ramalho estava na frente dos concorrentes. “Quando saiu o edital do INSS eu foquei nos assuntos que ainda não tinha estudado, fiz a preparação específica”, afirmou. Formado em contabilidade, Ramalho ficou em terceiro lugar, mas apenas duas vagas tinham sido oferecidas.

Dois anos depois do concurso, veio a notícia que ele nem esperava mais. “Eu estava na sala de aula do cursinho quando minha mãe ligou dizendo que havia recebido uma ligação do INSS falando da minha convocação. Na mesma hora fui embora e constatei a veracidade da informação. É uma felicidade sem tamanho. Abandonei o cursinho e fui cuidar da documentação para a posse. Sete dias depois eu já estava trabalhando”, contou. Primeiro ele foi para a agência de Solânea, depois para a de Areia, onde ocupa atualmente o cargo de gerente.

Para quem está na disputa pelas vagas do concurso do INSS, Luciano deixa um recado: “É preciso muita disciplina e organização, mas também é importante reservar um tempo para o lazer, para a família e os amigos”, orientou. Ele disse que a persistência é fundamental nesse processo.

“Quando a gente faz um concurso e não consegue aprovação, bate um certo desânimo, mas é preciso superar isso. No meu caso específico fui percebendo que a cada concurso que eu fazia, conseguia melhorar a pontuação”, destacou.

O concurso do INSS oferece 300 vagas (274 para ampla concorrência e 26 para pessoas com deficiência). A remuneração é de R$ 7,1 mil, jornada de 40 horas semanais e vagas para todas as regionais. As inscrições podem ser feitas pelo site da organizadora Funrio (www.funrio.org.br).

Há vagas para graduados de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia com especialização em Segurança do Trabalho, Estatística, Arquitetura, Tecnologia da Informação, Terapia Ocupacional, Pedagogia, Psicologia, Comunicação Social (Jornalismo), Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Fisioterapia e Letras (Língua Portuguesa).

ATRIBUIÇÕES DO ANALISTA DE SEGURO SOCIAL

Instruir e analisar processos e cálculos previdenciários, de manutenção e de revisão de direitos ao recebimento de benefícios previdenciários; proceder a orientação previdenciária e atendimento aos usuários; realizar estudos técnicos e estatísticos; executar, em caráter geral, as demais atividades inerentes às competências do INSS.

CONCORRÊNCIA EXIGE PREPARAÇÃO

O concurso do INSS é um dos mais concorridos do país, por isso exige uma preparação à altura. O professor de Direito Constitucional Demétrio Dantas (foto) disse que antes de tudo é preciso disciplina, muita disciplina, para estudar. Ele destacou dois assuntos no edital do concurso do INSS. O primeiro diz respeito ao tópico 'Direitos e Deveres Fundamentais'. O segundo se refere ao assunto 'Ordem Social'. “Os dois conteúdos são extensos e merecem uma atenção maior por parte dos candidatos”, afirmou.

Todavia, isso não quer dizer que os demais assuntos da disciplina devem ser desprezados. “O candidato não pode se dar ao luxo de escolher o que vai estudar. É preciso estudar todo o conteúdo indicado no edital. Fazer o contrário é sempre um risco”, declarou Dantas. Outra dica do professor é para que os concurseiros comecem desde já a responder questões de seleções anteriores da Funrio, organizadora do concurso do INSS. “Cada banca tem uma característica e isso deve ser levado em consideração”, explicou.

Para quem esperou o edital ser publicado para começar a maratona de estudos, o professor disse que até o dia da prova (13 de outubro) é possível estudar todo o conteúdo programático do concurso. “Temos que admitir que é difícil alguém que inicia os estudos após a publicação do edital passar de primeira, mas não é impossível. Todo esforço é válido”, frisou. Procurar um cursinho, nessa reta final, é de extrema importância, na avaliação do professor.

Quem entrar na disputa pelas vagas oferecidas pelo INSS terá que fazer a prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Serão questões de múltipla escolha, cada uma com cinco opções de resposta e apenas uma correta. Todos os cargos terão questões de Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Noções de Informática, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Previdenciário e Conhecimentos Específicos.

VAGAS DO CONCURSO ESTÃO DISTRIBUÍDAS PARA TODO O PAÍS

As vagas serão distribuídas nas cinco regionais do INSS, sendo 44 para a regional Norte Centro-Oeste (Acre, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), 45 para Nordeste (Pernambuco, Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Maranhão e Piauí), 44 para Sudeste I (São Paulo), 45 para Sudeste II (Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro), 45 para a Sul (Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul) e 77 para Administração Central, em Brasília.

No momento da inscrição não será permitido ao candidato escolher uma cidade de lotação. Isso será feito de acordo com o interesse da administração, portanto, o candidato aprovado poderá ser designado para trabalhar em qualquer uma das unidades subordinadas às superintendências regionais. O concurso tem a validade de um ano, que pode ser prorrogada por igual período.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp