Concursos públicos ainda são alternativa para tranquilidade

Estabilidade financeira é o principal atrativo.

Gabriel Romio
Especial para o Paraíba1

Em tempos onde a economia segue os caminhos de um capital especulativo, uma crise financeira pode nos surpreender a qualquer momento, como bem presenciamos. Dessa forma, é difícil prever se o seu nome estará presente na próxima lista de corte de empregados da empresa.

Assim sendo, uma vaga de emprego em um órgão público acaba garantindo a tranquilidade financeira e profissional que tanto se deseja. Para fugir da incerteza da iniciativa privada, a solução encontrada por muitos é conquistar um cargo público, e isso, como sabemos, se consegue através de concursos.

Esta estratégia já vem sendo utilizada até mesmo por aqueles que ainda nem ingressaram no mercado de trabalho. Danilo Luna de Albuquerque tem apenas 19 anos é estudante universitário e já se prepara para prestar concursos.

“Estudo para concurso, porque quero uma independência financeira estável, pelo menos durante o período em que estou cursando a universidade. Me matriculei em um cursinho preparatório e desejo conseguir uma boa vaga de emprego”, justificou o estudante.

Na luta por estas oportunidades de emprego tão concorridas Danilo conta que  alguns empecilhos são encontradas pelos candidatos. Segundo ele, é muito importante buscar materiais e apostilas específicas cobradas pelo editais. "Muitas vezes as provas exigem conhecimentos técnicos difíceis de achar em livros.”, explicou.

Concursos públicos ainda são alternativa para tranquilidadeApesar da estabilidade conferida aos empregos públicos, o caminho para alcançá-la não é tão confortável. Os estudos precisam ser árduos para que o candidato se mostre competitivo diante de seus concorrentes. De acordo com Danilo, dedicação e insistência são características indispensáveis àqueles que sonham com a aprovação em um concurso público.

“É preciso insistir e não desanimar. Na maioria dos casos, é difícil passar no primeiro concurso prestado, mas a experiência contará para as próximas provas.”