Currículos na web mantêm objetividade do formato tradicional

Saiba o que deve constar em qualquer tipo de currículo.

Inaê Teles

Mesmo com toda a criatividade dos novos currículos que ganham espaço no mercado de trabalho, a psicóloga organizacional Joyce Cavalcanti acredita que a fórmula do documento continua sendo a mesma: a objetividade.

“Os currículos criativos servem para os profissionais da área de publicidade, por exemplo, porque acabam sendo uma amostra do trabalho do candidato. Hoje em dia o que conta mesmo é a qualificação profissional”, disse a especialista em Recursos Humanos à frente da Personrio Consultoria.

Veja vídeo com dicas no fim da notícia

A empresa recruta, exclusivamente via internet, os interessados nas vagas de emprego que são lançadas no site da Personrio. Nesse modelo todos os currículos são enviados via web.

As vantagens de ter um currículo na internet são inúmeras, de acordo com a consultora. Já que nos sites de várias empresas existe um espaço reservado para que os interessados enviem os seus currículos, possibilitando que os profissionais  candidatem-se para vagas em todo o Brasil, e até no exterior.

Como montar um currículo?

Joyce explica que os pontos fundamentais neste “cartão de visitas” são a precisão e a objetividade das informações. Os dados pessoais (telefone, endereço, e-mail) devem estar atualizados. “É comum o candidato mandar uma terceira pessoa redigir o currículo, sem posteriormente conferir os dados, colocando até informações falsas”, alertou.

Em relação à experiência profissional, o indicado é colocar os últimos três empregos e resumir, em poucas linhas, as atividades que foram desenvolvidas. O tempo de serviço também deve constar. As experiências sem comprovação na carteira podem estar presentes.

Já para as pessoas que estão em busca do primeiro emprego, a orientação é abastecer o currículo com os cursos desenvolvidos e as especializações. Segundo a consultora, estão sobrando vagas de trabalho, mas o que falta é a mão de obra qualificada. Por isso as informações sobre as especialidades do profissional são de extrema importância.

As fotografias só devem constar no documento se a empresa contratante exigir. “Na foto, o candidato deve trajar uma roupa mais formal”, explicou.

Alerta: erros de português, referências pessoais e informações falsas são alguns dos pontos que devem ficar fora do currículo.

Recrutamento

Nas consultorias de emprego, o recrutamento é feito da seguinte forma: o candidato acessa o site da empresa, preenche o cadastro e envia o currículo. Os dados são automaticamente salvos em um programa especial. Quando uma empresa busca profissionais para preencher determinadas vagas, envia a solicitação e o programa seleciona os cadastros que coincidem com as características do profissional que a empresa busca.

Após uma triagem, que é feita em poucos minutos, são selecionados os candidatos às vagas. Em seguida, a consultoria entrevista os candidatos, aplica provas e realiza entrevistas. O procedimento é necessário para averiguar se as informações do currículo são verdadeiras. Por fim, a empresa recebe a lista dos candidatos aptos para o cargo, e ela mesma escolhe o seu mais novo contratado.

A vantagem deste tipo de serviço é que a consultoria busca o emprego certo para o candidato, e escolhe para a empresa o profissional que melhor preenche a vaga.