Documentação é necessária

Alguns cuidados devem ser tomados pelos candidatos que estão fazendo ou pretendem fazer algum concurso.

Alguns cuidados devem ser tomados pelos candidatos que estão fazendo ou pretendem fazer algum concurso em que uma das etapas é a prova de títulos. "Não adianta, por exemplo, ele ter várias especializações e experiências, se ele não consegue comprovar tudo isso por meio de documentos", alerta Rodrigo Andrade. Segundo ele, é necessário verificar no edital o que o órgão considera como comprovante. Geralmente, eles pedem diploma para comprovar a graduação, e não o certificado de conclusão do curso.

A orientação é que o candidato deve providenciar toda a documentação assim que o edital é lançado, e não deixar para quando sair o resultado da prova objetiva. "É uma precaução e, também, uma motivação para passar no concurso", pontua Rodrigo.

Em caso de dúvidas sobre que tipos de cursos e de documentos comprobatórios são aceitos, o candidato deve ligar para a organizadora ou para o próprio órgão o quanto antes. Assim, ele tem tempo hábil para obter os comprovantes necessários. "Caso não siga as regras do edital, o candidato pode perder a vaga para outro que foi tão bem quanto ele na prova objetiva, mas passou no concurso porque conseguiu pontos na análise de títulos", finaliza o especialista.