Entrevista de emprego: como se sair bem

Entrevista de emprego é etapa importante no processo de seleção para uma vaga, por isso o candidato deve estar preparado e manter o foco.

Foto: Dayse Euzébio/Secom-JP

Uma das etapas mais comuns nos processos seletivos para conquistar a tão sonhada vaga no mercado de trabalho é a entrevista de emprego. Com ela é possível avaliar a postura e a competência do candidato ao cargo pretendido. Segundo especialistas, embora dure poucos minutos, este processo requer preparação, tanto de quem procura a vaga quanto do entrevistador.

Organizar seleções e contratar pessoal qualificado para trabalhar em uma rede de lojas de calçados na Paraíba é papel do chefe de escritório da Casa Pio, Adriano Lima. Ele conta que além do currículo e experiência, a entrevista é o fator principal para a escolha dos candidatos.

Com mais de 15 anos de experiência e administrando atualmente 485 funcionários, na opinião de Adriano Lima não é preciso uma entrevista muito longa para perceber se o candidato se encaixa ou não na função oferecida pela empresa.

“A princípio, apenas uma conversa rápida já dá para perceber se a pessoa é adequada para a função. Como trabalhamos com vendas e atendimento direto ao cliente, procuramos sempre pessoas dinâmicas, atentas e que saibam resolver situações rapidamente. Pelo fato de não fazermos prova escrita, com a entrevista já sabemos se o candidato vai dar certo ou não”, explicou Adriano Lima.

Assim como explicou o chefe de escritório, a entrevista é sempre utilizada nos processos seletivos, mesmo que existam outras etapas, como dinâmicas em grupo, testes escritos ou psicológicos. O gerente e palestrante de marketing pessoal da Microlins, Pedro Felipe Cunha, explica que o candidato deve sempre conhecer um pouco sobre a empresa onde pretende trabalhar e demonstrar segurança ao responder os questionamentos do entrevistado.

De acordo com Pedro Felipe, é necessário que o candidato controle o nervosismo e saiba dialogar com o entrevistador. “A pessoa precisa ter uma inteligência de relacionamento e saber se relacionar com o outro. A sua avaliação começa quando o pessoal da área de Recursos Humanos (RH) te convoca para a seleção. No dia da entrevista, quando você coloca os pés na empresa, já começa a ser avaliado. Muitas empresas colocam até uma pessoa do RH entre os candidatos para avaliar a postura deles enquanto esperam a entrevista. Por isso, nunca é bom ser negativo, caso aconteça algum imprevisto”, explicou.

Foi atento a estas dicas que Geilson Quirino conseguiu a vaga de vendedor em uma loja de calçados e está há um ano na função. Apesar de ter experiência em vendas externas e nunca ter trabalhado em loja, Geilson conta que durante a entrevista procurou demonstrar interesse pela função e assegurou que sabia lidar com o público. “Procurei mostrar que eu seria um bom vendedor e saberia cativar os clientes, oferecendo sempre mais do que a pessoa procura. Acho que me encaixei no perfil da loja e estou aqui”, revela.

Como se sair bem na entrevista de emprego

  •  Não é só o discurso que conta pontos ao seu favor na hora da entrevista. Gesticulações, postura e vestimenta também podem dizer muito sobre o candidato.
  • Pesquisar sempre sobre a empresa é importante;
  • Nunca chegar atrasado na entrevista;
  • Não fazer gestos exagerados durante a entrevista (levantar os braços, esfregar as mãos, etc);
  • Não falar mal da empresa onde você trabalhou anteriormente;
  • Falar seus defeitos e qualidades, justificando-os;
  • Não subvalorizar a experiência que teve anteriormente, caso você tenha ocupado uma função inferior;
  • Estar sempre atualizado com os assuntos do cotidiano;
  • Olhar nos olhos do entrevistador.