icon search
home icon Home > vamos trabalhar
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VAMOS TRABALHAR

Ficar no cadastro vale a pena?

Professores e especialistas aconselham manter o foco nos estudos e cargos escolhidos, ainda que seja para essa modalidade de seleção. 

Publicado em 04/11/2012 às 6:00

A incerteza de não ser convocado, aliada às expectativas na conquista do tão sonhado cargo público, podem desanimar os concurseiros de plantão quando se fala em concursos para cadastro de reserva. Professores e especialistas aconselham a manter o foco nos estudos e cargos escolhidos, ainda que seja para essa modalidade de seleção, e saber o histórico do órgão governamental a respeito dos concursos anteriores. Esses são os principais pontos que devem ser observados pelos candidatos.

Os últimos concursos para cadastro de reserva têm registrado concorrência acirrada, ainda que esse tipo de seleção não seja atrativa para muitos candidatos. Geralmente, os certames para cadastro de reserva são realizados com mais frequência na área bancária e jurídica, que oferecem mais oportunidades e o número de convocações pode ultrapassar a quantidade de vagas oferecidas.

Na opinião da professora de língua portuguesa Socorro Arruda, os candidatos que estão preparados para enfrentar os concursos em determinadas áreas, sejam para cargos de nível médio, técnico ou superior, devem arriscar as seleções para cadastro de reserva. “Há dez anos, quem prestava esse tipo de concurso não tinha previsão de ser convocado, mas, atualmente a gente vê que isso tem mudado, até porque temos notado grande quantidade de servidores públicos se aposentando. Então, vale a pena investir também nesse tipo de concurso”, reforça.

Para o professor Ademar Filho, apostar em concursos para cadastro de reserva é válido. Porém, como em qualquer tipo de concurso, é preciso que os candidatos estabeleçam metas e, caso sejam aprovados na seleção, não fiquem acomodados. “A principal dica é perseverar, mas a pessoa não deve depositar 'todas as fichas' naquele concurso e sim, continuar tentando”, comenta.

Socorro Arruda orienta também aos candidatos a conhecer o histórico dos concursos anteriores dos órgãos que estão promovendo a seleção, antes de decidir se inscrever. “Se nos concursos anteriores as pessoas foram chamadas, muitas vezes até além do número de vagas oferecidas, como é o caso de concursos para técnico bancário, a gente sabe que os classificados serão convocados”, revela.

Outra dica da professora é que os candidatos intensifiquem os estudos, mesmo prestando concursos sem convocação imediata. Além disso, é preciso focar nas áreas específicas. “Não se perde tempo estudando, mesmo que para concurso de cadastro de reserva. Agora, deve-se focar em concursos específicos e não ficar 'pulando de galho em galho'. Vale a pena investir também em concursos para cadastro de reserva. É só você pensar no contracheque depois”, brinca. (Especial para o JP)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp