Flexibilidade nos horários é atrativo da modalidade

Entre as vantagens do ensino a distância estão a flexibilidade de horário, disponibilidade de aulas e material pela internet.

Na avaliação de Rita Andrade, coordenadora regional do polo Unisa João Pessoa, entre as vantagens da educação a distância, estão a flexibilidade de horário, disponibilidade de aulas e materiais pela internet, biblioteca virtual acessível 24 horas por dia, custo (são 40% mais baratos que os presenciais), material didático gratuito e inclusão digital e social. “Alunos que estaticamente estavam excluídos do nível de formação superior por motivos diversos, hoje veem na EaD a possibilidade de concretizar o sonho da graduação”, comentou.

De acordo com Rita, o número de matrículas nos cursos da Unisa apresenta crescimento médio anual de 50%. “O diferencial da graduação a distância está na qualidade do curso e dos professores. O corpo de docentes da Unisa, por exemplo, é formado por mais de 80% dos professores com titulação mínima de mestre. Isso tem impacto direto na qualidade das aulas ministradas e nos materiais oferecidos”, afirmou.

Para a coordenadora, um aluno da educação a distância adquire certas atitudes que muitas vezes faltam ao aluno do curso presencial. “A responsabilidade, disciplina, organização, autonomia, entre outros”, disse Rita, destacando que a educação a distância exige muita leitura. “Vale ressaltar que não basta apenas ler, é preciso saber interpretar os textos”, comentou.

Mas a coordenadora sabe que essa modalidade também apresenta desvantagens. O preconceito é uma delas. “Mesmo com todas as evidências da qualidade da EaD, ainda há uma certa rejeição destes estudantes no mercado profissional, mas isso já vem mudando nos últimos anos”, declarou Rita. “Se o aluno não consegue ter organização, disciplina e o hábito da leitura, certamente será evadido e não conseguirá concluir o curso”, frisou.