Mais Médicos: resultado final é divulgado

Resultado final foi divulgado junto com os locais de atuação dos selecionados para o Mais Médicos.

Foto: Divulgação/Governo Federal

O resultado final dos selecionados para o Mais Médicos, que ofertou 50 vagas na Paraíba, foi divulgado nesta quinta-feira (15), assim como os locais de atuação dos selecionados. O resultado pode ser conferir no site do programa.

Na última sexta-feira (9), o Ministério da Saúde já havia publicado o resultado preliminar dos profissionais com inscrição validada. Ao todo, a pasta designou 5.970 vagas, distribuídas em quase dois mil municípios, com o objetivo de atender os vazios assistenciais e as regiões com maior índice de vulnerabilidade do país.

De acordo com o edital, foram disponibilizadas 53 vagas na Paraíba.

A prioridade inicial é para a convocação de profissionais brasileiros formados no país. Mas médicos formados no exterior, sejam eles nascidos no Brasil ou estrangeiros, também serão convocados, mas nas vagas remanescentes.

De acordo com o governo, o edital é para “recompor vagas ociosas dos últimos quatros anos”. Além disso, mil dessas vagas serão para atender a região da Amazônia.

Cada bolsa-formação concedida pelo programa será no valor de R$ 12.386,50 por 48 meses prorrogáveis pelo mesmo período.

O próximo passo para o candidato contemplado garantir a sua vaga é confirmar o interesse na atuação do programa, entre 16 e 22 de junho, no mesmo site de inscrição do Mais Médicos. Com um prazo estendido, excepcionalmente, aos médicos que ainda estão em processo de emissão do CRM, que terão até o dia 30 deste mês.

O governo quer que até o fim do ano o programa conte com 28 mil médicos atendendo no país.

Programa Mais Médicos

O Mais Médicos foi criado em 2013, durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff. Atualmente, o programa conta com mais de 8 mil médicos.

O governo estima que “cerca de 45% das vagas estão em regiões de vulnerabilidade social”. Só neste ano, 117 médicos foram enviados para atuar em Distritos Sanitárias Indígenas (DSEIS), como o presente no território Yanomami.