Otimismo influencia nas atitudes

“Você é o que você acredita”. Com esta frase, a psicológa e professora doutora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Mônica Dias Palitot, mostra a importância do pensamento positivo na vida das pessoas. Ela explica que tudo começa no cérebro. “Quando uma pessoa pensa positivamente, o corpo reage da mesma forma. Em caso de doença, o cérebro envia mensagens para fortalecer o sistema imunológico. Mas, o contrário também acontece”, observa.

A forma de pensar também influencia nas atitudes. “Quando uma pessoa acredita que determinada coisa dará certo, ela se empenha mais, fica motivada, elabora ideias, trabalha dobrado e consegue alcançar o resultado desejado”, analisa.

A terapeuta Edna Porto Gomes acrescenta que a vida das pessoas não possui um sentido previamente estabelecido, que garanta um caminho seguro numa nítida direção. “A história das pessoas nos ensina que, quando temos a vida ameaçada, em muitos casos, renovamos o sentido de viver, como se a ameaça de morte fornecesse, enfim, um sentido firme para a existência, uma razão para lutar pela vida, tonificando os dias, dando cor e sabor a cada pequeno ou grande acontecimento”, observa.