Respeito aos limites do corpo

Profissionais orientam concurseiros a realizar exames antes de iniciar treinamento físico.

A educadora física Lu Meireles chamou a atenção dos concurseiros para a importância de realizar exames antes de iniciar o treinamento físico. “Isso é fundamental, pois é preciso ter conhecimento de como está a saúde do candidato para então definir como será o treino”, declarou. Segundo ela, muitas pessoas ainda insistem em desprezar a avaliação prévia de saúde antes das atividades físicas.

Quem já fez concurso para a área policial sabe que os testes físicos são uma das etapas eliminatórias. No concurso público para o curso de formação de oficiais da Polícia Militar da Paraíba (CFO-PB), o exame de aptidão física (de caráter eliminatório) ocupou três páginas do edital. O objetivo dessa etapa é avaliar a capacidade de realização de esforços e a resistência à fadiga física do candidato.

É fundamental, portanto, que as exigências sejam lidas com atenção. Na opinião de Lu Meireles, tanto o candidato como a comissão organizadora são responsáveis pelos exames.

“Se por um lado a organizadora tem a obrigação de cobrar os exames de saúde, por outro os candidatos devem ter a consciência de que tudo precisa ser feito de forma minuciosa, para apontar possíveis problemas de saúde”, declarou. “Os exames são fundamentais para evitar acidentes como parada cardiorrespiratória, por exemplo”, completou a educadora física.