POLÍTICA
Inauguradas novas instalações do TJ
Inauguração dos novos espaços marcam o primeiro ano da gestão da desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti à frente do tribunal.
Publicado em 04/02/2014 às 6:00 | Atualizado em 20/06/2023 às 11:59
A presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), Fátima Bezerra Cavalcanti, inaugurou na tarde de ontem novas instalações no prédio histórico e no anexo do tribunal. Além das Diretorias de Comunicação Institucional e Segurança, a presidente também inaugurou o espaço onde hoje funcionam o Centro de Conciliação do 2º Grau, o Cerimonial, a Biblioteca e o Memorial da Justiça. As inaugurações marcaram o primeiro ano da gestão da presidente à frente do tribunal.
“É com grande satisfação que nós entregamos ao Judiciário novas instalações para que possamos funcionar de uma forma melhorada, mais satisfatória e que só vai trazer benefícios não só à gestão, mas a todos os serviços que o TJPB engloba”, afirmou a desembargadora. Após um ano à frente do tribunal, Fátima Bezerra destacou a importância de prestar contas do trabalho não só para a comunidade, como para seus pares.
“Com muita dificuldade, mas com muita afeição ao meu tribunal conseguimos renovar algumas instalações”, afirmou.
A presidente destacou a participação do ex-presidente do tribunal, desembargador Abraham Lincoln, na iniciativa de reformar algumas instalações, como a Diretoria de Comunicação. Na ocasião, a desembargadora anunciou nova parceria com a TV Assembleia para a divulgação dos trabalhos do Judiciário, além da TV Câmara, cujo convênio já havia sido firmado.
No prédio histórico, a presidente inaugurou o Centro de Conciliação de processos do 2º grau, vinculado ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Solução de Conflitos e subordinado à presidência, e o Memorial Judiciário, localizado na antiga sala do Pleno. O Centro de Conciliação é uma nova oportunidade para os casos em que os desembargadores submetam processos, em grau de recurso, a uma nova tentativa de conciliação. Em caso positivo, os relatores homologam o acordo. As audiências serão realizadas por conciliadores treinados pelo Núcleo.
A ideia, segundo Fátima Bezerra, é transformar todo o prédio histórico do TJPB em um grande museu. “Nós já temos uma pequena sala na entrada do prédio, o Salão Nobre, a Sala de Reunião dos desembargadores e hoje entregamos o Memorial onde funcionava o antigo Pleno. Do jeito que deixamos a última sessão ele permanece para que as pessoas possam visitar e conhecer como funcionou o nosso tribunal durante 122 anos”, disse a presidente.
Além de novas instalações, a Biblioteca do tribunal, que também fica no prédio histórico do tribunal, conta agora com uma Sala de Leitura, que ganhou o nome do desembargador Geraldo Ferreira Leite. De acordo com a presidente Fátima Bezerra, a ideia é aproximar o tribunal da comunidade através desse espaço, que comporta até 25 visitantes.
Comentários