VIDA URBANA
Cresce perda de água tratada em João Pessoa
Capital caiu 20 posições no ranking de saneamento básico das 100 maiores cidades brasileiras
Publicado em 17/08/2012 às 8:00
No ranking do saneamento básico do Instituto Trata Brasil, entre as 100 maiores cidades brasileiras, Campina Grande e João Pessoa aparecem na 24ª e 64ª colocações, respectivamente. A capital caiu 24 posições em relação à pesquisa de 2009, o que teria sido provocado pelo ingresso de 20 cidades no levantamento de 2010.
“Houve alterações na metodologia de pesquisa, colocamos novos indicadores e ampliamos a pesquisa de 80 para 100 municípios. Com as mudanças não dá para comparar a posição no ranking em 2009 e 2010. É preciso olhar para a evolução dos indicadores”, explicou o presidente do Trata Brasil, Édison Carlos.
Os índices apontam os desafios para o setor de saneamento. O levantamento mostra crescimento da perda de água tratada na capital, o índice subiu de 37%, em 2009, para 41%, em 2010.
“As perdas são altas. É preciso aumentar a eficiência da Cagepa para reduzir este desperdício e permitir mais investimentos por parte da companhia”, ressaltou. Acrescentando que “os recursos que a empresa não consegue recuperar acaba levando a falta de dinheiro para investir na ampliação do sistema”, disse Édison.
Os dados demonstram ainda que para atingir a universalização do fornecimento de água tratada falta colocar o serviço em 30.220 moradias da capital. Em se tratando de coleta de esgoto, falta atingir 100.940 habitações.
A reportagem do JORNAL DA PARAÍBA tentou contato com o presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, para comentar os dados, mas não obteve retorno. Da mesma forma, a assessoria de imprensa da Companhia e a Secretaria de Estado de Comunicação também foram procuradas, mas até o fechamento não houve retorno.
Comentários