icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Greve de professores pode terminar em Santa Rita

Professores irão analisar proposta de reajuste e decidir se a greve, que já dura 106 dias em Santa Rita,  continua.

Publicado em 04/07/2012 às 6:00


Após 106 dias em greve, professores municipais de Santa Rita poderão retornar às atividades amanhã. Eles vão se reunir em assembleia geral às 9h de hoje para analisar a proposta de aumento salarial apresentada pelo governo. De acordo com o grau de escolaridade, os docentes receberão gratificações e reajustes que vão de 10% a 18,10%. Se a paralisação chegar ao fim, as aulas serão reiniciadas a partir de amanhã. A previsão é que o período letivo seja encerrado em março de 2013.

Ontem, a diretora de Assuntos Previdenciários do Sindicato dos Funcionários de Santa Rita (Sinfesa), Jailma de Figueiredo, estava pessoalmente nas instalações da Secretaria Municipal de Educação. Ela foi ao órgão receber, por escrito, a proposta apresentada pelo governo.

“Assim que receber esses documentos, com a descrição dos reajustes, levarei para a diretora do sindicato, onde o caso será analisado. Amanhã, colocaremos tudo em votação, durante a assembleia dos professores. É a categoria, em votação, que vai decidir se encerra ou não o movimento”, declarou.

De acordo com a sindicalista, a Prefeitura de Santa Rita ofereceu reajuste de 18,10% aos docentes que possuem apenas o ensino médio e que cursaram o Magistério. Esses profissionais dão aulas às turmas do ensino infantil.

Para os professores efetivos que têm curso superior, a Prefeitura de Santa Rita vai incorporar aos vencimentos o valor de uma gratificação de R$ 306,00. Além disso, os servidores receberão reajuste de 10%, que será dividido em duas parcelas. A primeira será paga em julho e a segunda, em dezembro deste ano.

O índice de aumento será concedido aos professores que também possuem cursos superiores, no entanto, não são concursados e lecionam em apenas uma disciplina nas escolas. Eles são os chamados “P2”. Esses profissionais não terão direito à gratificação.

Segundo Jailma, os trabalhadores reivindicavam reajustes de 22%. Apesar da proposta da Prefeitura ter sido inferior a esse índice, ela acredita que a paralisação está perto do fim. “Temos cerca de 1.600 trabalhadores e 90% deles aderiram à greve, no começo do nosso movimento. No entanto, a manifestação foi perdendo força e, hoje, acredito que apenas 50% dos docentes ainda estejam mobilizados”, afirmou. “Mas, mesmo que a proposta seja aceita pela diretoria do sindicato, o assunto será colocado em votação durante a assembleia geral e não podemos precisar se a greve terá ou não um fim nesta quarta-feira”, completou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp