icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Nacionais invadem tevê paga

De acordo com levantamento recente da Ancine dobrou a quantidade de horas de exibição de conteúdo brasileiro

Publicado em 27/10/2013 às 8:00

Se ainda não percebeu, o espectador menos atento deve notar que, cada vez mais, a TV paga anda exibindo séries de ficção com elenco nacional. O aumento pode ser mensurado e explicado. De acordo com levantamento recente da Ancine (Agência Nacional do Cinema), dobrou a quantidade de horas de exibição de conteúdo brasileiro no ano passado e a tendência é que o número de produções só aumente. A mudança se deve à lei federal 12.485, que garante cotas de exibição de conteúdo nacional na TV por assinatura.

Praticamente todo mês um canal coloca nova série no ar. A Fox, por exemplo, acabou de estrear ‘Se eu Fosse Você’, protagonizada por Heitor Martinez e Paloma Duarte, que mostra as aventuras de Clarice (Paloma) e Heitor (Martinez) depois que ambos trocam de corpo, assim como acontece no filme ‘Se Eu Fosse Você’.

Já o Multishow está investindo em ‘De Volta pra Pista’, que estreou no dia 18, com Daniele Valente no papel de uma mulher que se separa do marido e quer arrumar um namorado.

O canal lança, ainda, a segunda temporada de ‘Meu Passado Me Condena’ (que estreia quarta-feira), com Miá Mello e Fábio Porchat na pele de um jovem casal apaixonado. E estes são apenas alguns exemplos das muitas produções nacionais que devem estrear até o final do ano. Em 2014, obviamente, novos lançamentos estão previstos.

“Com a Lei, aos poucos, a ideia é que se veja também um pouco de conteúdo com sotaque local nos canais e mais influência da cultura brasileira nas produções”, analisa Andrea Barata Ribeiro, produtora e sócia da 02 Filmes. Criada em setembro de 2011, a Lei 12.485 garante cotas de exibição de conteúdo nacional na TV por assinatura, entre outras medidas benéficas ao setor. Desde o mês passado, os canais em operação no País, exceto TV aberta, esportivos e jornalísticos, têm de exibir três horas e 30 minutos de programação nacional por semana, em horário nobre. O valor, que era de uma hora e dez minutos, em 2011, foi sendo ajustado anualmente pela Lei, para que os canais pudessem se adaptar e chegar ao máximo em 2013.

Ainda de acordo a nova regulamentação da TV paga, metade desse conteúdo tem de ser produzido por produtoras independentes brasileiras. “É a área mais beneficiada, com espaços garantidos de coprodução e exibição nos canais. Isso gera demandas por produtos e inserção profissional”, analisa Mauro Garcia, diretor executivo da ABPITV (Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão). A entidade tem hoje 356 produtoras associadas, espalhadas pelo Brasil. O número é quase 70% superior ao registrado em março de 2012.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp