POLÍTICA
Dois partidos com disputas internas
Publicado em 25/10/2011 às 6:30
-
Campeão de rejeição com 22% das citações dos entrevistados, o ex-governador José Maranhão (PMDB), além da disputa pela Prefeitura de João Pessoa, tem pela frente uma batalha interna em sua legenda, com o também pré-candidato a prefeito o deputado federal Manoel Júnior (PMDB). A mesma situação enfrenta o PT, com as candidaturas apontadas por alas opostas: deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) e deputado federal Luiz Couto (PT). O PSC se divide em cinco pré-candidaturas, duas delas avaliadas pela pesquisa.
O ex-governador José Maranhão disse que é o candidato do seu partido e deve construir para isso um projeto visando submetê-lo à sociedade pessoense, dentro da premissa de que todo o investimento na busca do desenvolvimento, da geração do emprego e da renda, tem de conter o fator humanizado.
Em missão no exterior pela Câmara dos Deputados, o deputado Manoel Júnior não quis comentar o resultado das pesquisas, mas garantiu que pretende disputar o Executivo municipal. O deputado teve apenas 3% dos votos na primeira pesquisa geral com os dez pretensos candidatos à Prefeitura de João Pessoa.
Dentro do PT, a divisão não é apenas de intenção de votos, mas ideológica. A oposição ao prefeito Luciano Agra investe na candidatura do deputado Luciano Cartaxo (PT), que nas pesquisas aparece ladeado pelo deputado federal Luiz Couto (PT), encabeçado pela ala petista que apoia o governo de Luciano Agra.
Apesar da lembrança do nome, Luiz Couto negou que tenha pretensão de disputar o Executivo. “Não sou candidato, mas agradeço a lembrança”, afirmou o deputado, que disse defender uma aliança do PT com o prefeito Luciano Agra, inclusive numa união em chapa majoritária. “O melhor pra João Pessoa é votar pela reeleição de Agra, que está fazendo de João Pessoa uma nova cidade, com políticas públicas e uma gestão transparente”.
Segundo Couto, a convenção só deve acontecer a partir de abril do próximo ano e ainda não é momento para especulações. “Não falo sobre hipóteses. Estamos batalhando para ter um nome na chapa majoritária e o maior número possível de vereadores eleitos nas próximas eleições”, disse.
Já Luciano Cartaxo disse que não abre mão de sua candidatura à Prefeitura de João Pessoa, que deve ser voltada à oposição ao governo Agra. “É orientação da executiva nacional do partido que tenhamos candidatura própria em todas as capitais. Na Paraíba, teremos também, e meu nome está colocado”, garantiu.
Do PSC, pelo menos dois dos cinco pré-candidatos foram lembrados. O médico Ítalo Kumamoto, que obteve 1% das intenções de voto, e o ex-deputado Neto Franca (PSC), que não pontuou na consulta. Segundo o presidente municipal do partido, Rômulo Soares, apesar de não citados, ainda estão colocados os nomes de José Mariz, Edir Mendonça e Marcondes Gadelha.
Comentários