icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Dois partidos com disputas internas

Publicado em 25/10/2011 às 6:30

-


Campeão de rejeição com 22% das citações dos entrevistados, o ex-governador José Maranhão (PMDB), além da disputa pela Prefeitura de João Pessoa, tem pela frente uma batalha interna em sua legenda, com o também pré-candidato a prefeito o deputado federal Manoel Júnior (PMDB). A mesma situação enfrenta o PT, com as candidaturas apontadas por alas opostas: deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) e deputado federal Luiz Couto (PT). O PSC se divide em cinco pré-candidaturas, duas delas avaliadas pela pesquisa.

O ex-governador José Maranhão disse que é o candidato do seu partido e deve construir para isso um projeto visando submetê-lo à sociedade pessoense, dentro da premissa de que todo o investimento na busca do desenvolvimento, da geração do emprego e da renda, tem de conter o fator humanizado.

Em missão no exterior pela Câmara dos Deputados, o deputado Manoel Júnior não quis comentar o resultado das pesquisas, mas garantiu que pretende disputar o Executivo municipal. O deputado teve apenas 3% dos votos na primeira pesquisa geral com os dez pretensos candidatos à Prefeitura de João Pessoa.

Dentro do PT, a divisão não é apenas de intenção de votos, mas ideológica. A oposição ao prefeito Luciano Agra investe na candidatura do deputado Luciano Cartaxo (PT), que nas pesquisas aparece ladeado pelo deputado federal Luiz Couto (PT), encabeçado pela ala petista que apoia o governo de Luciano Agra.

Apesar da lembrança do nome, Luiz Couto negou que tenha pretensão de disputar o Executivo. “Não sou candidato, mas agradeço a lembrança”, afirmou o deputado, que disse defender uma aliança do PT com o prefeito Luciano Agra, inclusive numa união em chapa majoritária. “O melhor pra João Pessoa é votar pela reeleição de Agra, que está fazendo de João Pessoa uma nova cidade, com políticas públicas e uma gestão transparente”.

Segundo Couto, a convenção só deve acontecer a partir de abril do próximo ano e ainda não é momento para especulações. “Não falo sobre hipóteses. Estamos batalhando para ter um nome na chapa majoritária e o maior número possível de vereadores eleitos nas próximas eleições”, disse.

Já Luciano Cartaxo disse que não abre mão de sua candidatura à Prefeitura de João Pessoa, que deve ser voltada à oposição ao governo Agra. “É orientação da executiva nacional do partido que tenhamos candidatura própria em todas as capitais. Na Paraíba, teremos também, e meu nome está colocado”, garantiu.

Do PSC, pelo menos dois dos cinco pré-candidatos foram lembrados. O médico Ítalo Kumamoto, que obteve 1% das intenções de voto, e o ex-deputado Neto Franca (PSC), que não pontuou na consulta. Segundo o presidente municipal do partido, Rômulo Soares, apesar de não citados, ainda estão colocados os nomes de José Mariz, Edir Mendonça e Marcondes Gadelha.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp