icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Paraíba deve ter 100 escolas estaduais em tempo integral a partir de 2018

Medida deve beneficiar cerca de 25 mil estudantes em todo o estado.

Publicado em 13/11/2017 às 15:32 | Atualizado em 13/11/2017 às 18:18


                                        
                                            Paraíba deve ter 100 escolas estaduais em tempo integral a partir de 2018

				
					Paraíba deve ter 100 escolas estaduais em tempo integral a partir de 2018
Governador participou de lançamento oficial das matrículas do ano letivo 2018.

O governador Ricardo Coutinho (PSB) enviou mais uma Medida Provisória para a Assembleia Legislativa da Paraíba, desta vez prevendo a criação das Escolas Cidadãs Integrais. A meta é ampliar de  35 para 100 as unidades com ensino em tempo integral no estado a partir do próximo ano, o que deve beneficiar cerca de 25 mil estudantes.

O anúncio aconteceu durante a solenidade de lançamento oficial das matrículas da Rede Estadual de Ensino para 2018. O evento foi realizado na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural José Lins do Rego. Durante a solenidade, Ricardo Coutinho também assinou edital do Processo Seletivo Simplificado para as Escolas Cidadãs Integrais (ECI) e Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECIT) para gestores, professores e coordenadores e realizou um ato simbólico de matrícula de estudantes na Escola Cidadã Integral.

Matrículas Os estudantes veteranos da Rede Estadual, em todas as etapas e modalidades de ensino, podem renovar a matrícula até o dia 30 de novembro. De 1º a 21 de dezembro serão abertas as inscrições para os estudantes novatos. A efetivação das matrículas, com possíveis ajustes, está agendada para o período de 22 a 29 de dezembro. Nos dias 1, 2, 5 e 6 de fevereiro acontecerá planejamento do ano letivo. As aulas do ano letivo de 2018 começam no dia 7 de fevereiro. A rede estadual tem capacidade para 500 mil vagas. O Governo do Estado garante vagas para todos os estudantes que procurarem a Rede Estadual de Ensino.

Para efetivar a matrícula, os alunos veteranos devem procurar a escola para que seus dados sejam validados no Sistema de Gestão de Informação e Serviços (Saber), que realiza a gestão das informações da Rede Estadual de Ensino por meio de ferramentas capazes de monitorar a informação e gerar o conhecimento necessário para subsidiar tomadas de decisão, aumentando a qualidade dos serviços prestados e otimizando a aplicação dos recursos públicos.

Já os alunos novatos devem procurar a escola para preencher a ficha de inscrição, que deverá ser assinada pelo responsável, caso o aluno tenha menos de 18 anos, ou por ele mesmo, se tiver mais de 18 anos. Além da ficha, os novatos devem levar cópias da certidão de nascimento, RG e CPF, duas fotos 3×4, comprovante de residência e histórico escolar emitido pela escola de origem.

Escolas Cidadãs Integrais Atualmente, a Paraíba conta com 34 Escolas Cidadãs Integrais, das quais 7 são Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECIT) e uma Escola Cidadã Integral Socioeducativa (ECIS). São 11 mil alunos matriculados em 25 municípios. Segundo Ricardo Coutinho, “o número de matrículas na Educação Profissional saiu de 1210, em 2010, para cerca de 11 mil, em 2017 (aumento de 809%). Em 2018, serão entregues as Escolas Técnicas de Guarabira, Campina Grande, Serra Branca, Itaporanga, Patos e Sousa”, adiantou.

As Escolas Cidadãs Integrais contemplam um projeto de escola pública com a proposta de organização e funcionamento em tempo integral. Trata-se de uma política pública de educação integral, inserida nos Planos Estadual e Nacional de Educação.

As Escolas Cidadãs Integrais Técnicas seguem o mesmo projeto pedagógico da Escola Cidadã Integral, mas tendo como diferencial os cursos técnicos. Ambas têm como foco proporcionar aos jovens uma formação integral, contribuindo para que os estudantes sejam protagonistas em seus locais de atuação.

A Escola Cidadã funciona em tempo integral com 9 aulas diárias, com um currículo integrado formado por disciplinas da base comum curricular, disciplinas da parte diversificada e disciplinas da base profissional, no caso das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECIT).

Imagem

Aline Oliveira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp