icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Defesa Civil faz alerta para risco de mais chuva intensa em toda a PB

Previsão vale para os próximos três dias. Veja balanço da Defesa Civil em várias cidades do estado.

Publicado em 14/02/2018 às 9:43 | Atualizado em 14/02/2018 às 17:03


                                        
                                            Defesa Civil faz alerta para risco de mais chuva intensa em toda a PB
Dados de satélite são usados para a previsão do tempo

A gerência da Defesa Civil da Paraíba divulgou nesta quarta-feira (14) um alerta para o risco de chuva intensa em todas as regiões do estado durante o dia. A previsão vale para os próximos três dias. Segundo George Sabóia, gerente executivo da Defesa Civil Estadual, a informação sobre a condição do tempo para o estado foi repassada pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em Brasília.


				
					Defesa Civil faz alerta para risco de mais chuva intensa em toda a PB
Reprodução: Mapa de Monitoramento/Site Cemaden. Dados de satélite são usados para a previsão do tempo

Ainda de acordo com George Sabóia, a orientação da Defesa Civil é que a população evite sair de casa durante a chuva e não passe por locais de risco, a exemplo de barreiras ou córregos. “A previsão de chuva é geral para todas as regiões do estado. A Defesa Civil está monitorando cada área da Paraíba, a partir das imagens via satélites enviadas pela Cemaden, no entanto, a orientação para população é a mesma de sempre; evitar locais de risco e não sair de casa durante a chuva, e não se expor em áreas abertas diante do registro de raios”, comentou.

A Agência Executiva de Gestão das Águas, a Aesa, confirma esta previsão, fazendo destaque de que no Sertão e no Alto Sertão as chuvas devem chegar entre o fim da tarde e a noite, tanto hoje quanto amanhã. As temperaturas devem variar entre 21ºC no Brejo e 35ºC no Sertão. O órgão também alerta que a maré chega aos 2,30 metros às 15h51.

Campina Grande


				
					Defesa Civil faz alerta para risco de mais chuva intensa em toda a PB
Foto: Ruiter Sansão/Defesa Civil CG. Foto: Ruiter Sansão/Defesa Civil de Campina Grande

De 1h40 até às 7h desta quarta-feira (14) choveu em Campina Grande, no Agreste, o total de 31 milímetros, segundo a Defesa Civil da cidade. Ruiter Sanção, coordenador do órgão na cidade informou nesta manhã que até 8h não havia sido registrado nenhum caso de acidente por conta da chuva. “Não tivemos nenhum chamado durante a madrugada, mas a equipe está de prontidão para atender a população. Diferente da última chuva, essa foi registrada ao longo do período de seis horas, ou seja, a precipitação ocorreu de maneira perene”, disse.

Entre a noite da sexta-feira (9) e a madrugada de sábado (10) a cidade de Campina Grande foi atingida por uma grande quantidade de chuva no período de apenas duas horas. No bairro Alto Branco, o índice pluviométrico chegou a 76 milímetros. Devido à intensidade da chuva, a situação gerou alagamentos na cidade, desabamentos de muros e queda de árvores em vários bairros.

João Pessoa

Em João Pessoa, choveu nas últimas 24 horas cerca de 25 milímetros, o que corresponde ao total de um quarto do esperado para todo mês de fevereiro, segundo a Defesa Civil da cidade.

Sertão

No município de São Mamede, na região do Sertão, choveu nas últimas 48 horas mais de 50 milímetros, segundo informação repassada pela Prefeitura. Já em São José de Espinharas, segundo a secretaria de Agricultura, a chuva acumulada nos últimos três dias superou a marca de 90 milímetros. Em Patos, segundo a Defesa Civil, precipitação foi de apenas 1 milímetro nesta madrugada.

>>> Chuva atinge mais de 70% dos municípios da Paraíba em janeiro

Em nenhum dos municípios foram registrados acidentes devido às chuvas. O balanço geral com os dados pluviométricos de cada município da Paraíba deve ser divulgado pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) na tarde desta quarta-feira. O mês de fevereiro é considerado como  período chuvoso para região do Sertão.

Previsão

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão de chuvas para o estado é positiva, conforme descreve o aviso meteorológico (Especial 014).  "As condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de acumulado significativo de chuva (perigo potencial), chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, podendo acompanhar descargas elétricas e rajadas de vento em áreas isoladas do Litoral, Mata, Agreste, Brejo e Sertão, no período das 09:30h do dia 14/02/2018 às 12:00 do dia 15/02/2018".

Crise hídrica


				
					Defesa Civil faz alerta para risco de mais chuva intensa em toda a PB
Divulgação: Marcelino Neto. Divulgação: Marcelino Neto

Apesar dos registros recente das chuvas, o estado da Paraíba está com 76% de seus mananciais com menos de 20% do volume de água. O percentual corresponde ao total de 97 açudes dos 127 monitorados pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa).

O açude de Coremas, maior reservatório de água estado, acumula atualmente apenas 4,1% de toda capacidade hídrica. O percentual corresponde ao volume de 23.743.298,80 de metros cúbicos de água do total de 591.646.222 de m³ que o açude permite.

Imagem

Epitácio Germano

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp