ECONOMIA
Salão de Artesanato abre hoje
Mais de 2,4 mil artesãos de 80 municípios vão transformar a criatividade em oportunidade de negócios.
Publicado em 19/12/2014 às 6:00 | Atualizado em 14/03/2024 às 17:07
De olho na sustentabilidade, a 21ª edição do Salão de Artesanato da Paraíba, que será aberto hoje em João Pessoa, prevê movimentar R$ 2 milhões em peças de artesãos paraibanos no período de 19 de dezembro a 25 de janeiro com a visita de mais de 100 pessoas, principalmente turistas na alta estação. O tema intitulado deste ano “Das mãos floresce o crochê” vai homenagear a habilidade manual do crochê paraibano.
Mais de 2,4 mil artesãos de 80 municípios vão transformar a criatividade em oportunidade de negócio no evento, que será aberto às 17h pelo governador Ricardo Coutinho, na antiga associação do BNB, na orla do Cabo Branco.
A preocupação com a sustentabilidade será uma das novidades do Salão em João Pessoa. A ambientação do salão foi idealizada pelo arquiteto Jonas Lourenço que utilizou muitas flores de crochê e adesivagem e, principalmente, material reaproveitável. “Com o término do salão, as lonas utilizadas na estrutura do evento serão reaproveitadas para trabalhos de preservação ambiental. O objetivo é que as comunidades sejam treinadas para confecção de bolsas. Caixas de frutas, embalagens e outros tipos de materiais recicláveis também serão utilizadas na decoração do evento”, adianta a gestora do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), Lu Maia. Ela acrescentou que o salão contará ainda com a parceria da professora do IFPB Roberta Xavier e de alunos da instituição na área de design para a área de decoração.
Para a gestora Lu Maia, a impressão com as peças expostas será para que elas sejam vistas, lembradas e adquiridas pelos visitantes”, espera Lu Maia. “A tipologia homenageada é uma das técnicas artesanais mais antigas e até hoje conquista pessoas de diferentes idades, seja no vestuário ou na decoração. Todas as inovações, possibilidades de formatos e cores poderão ser vistas já na entrada do salão, onde o crochê ganhará um espaço especial”.
Outro atrativo na edição deste ano será o espaço de recreação voltado para as crianças. No local climatizado, haverá narração de histórias infantis, pinturas, teatro e biblioteca. Uma sala de projeção mapeada também está sendo instalada para projetar elementos em 3D. Entre as mostras, estarão exibições de fotografias de crocheteiras e um documentário sobre suas vidas nos municípios de Cabedelo, Areial, Galante, João Pessoa e Campina Grande.
No Salão do Artesanato, o visitante ainda vai poder conferir os trabalhos de todas as regiões da Paraíba, apresentados em várias tipologias por meio de peças de madeira, couro, cerâmica, fios, fibras e brinquedo.
Comentários