CULTURA
Críticos elegem melhores do ano de 2011
Associação Brasileira de Críticos de Cinema escolhe melhor filme estrangeiro, melhor longa e curta metragem nacional de 2011.
Publicado em 07/01/2012 às 6:30
O tão vaiado quanto aplaudido A Árvore da Vida (The Three of Life, EUA, 2011) foi eleito pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) o melhor filme estrangeiro do ano passado.
O longa-metragem do diretor norte-americano Terrence Mallik estreou nacionalmente em agosto, e pôde ser visto em setembro nos cinemas da Paraíba.
Os nacionais Transeunte, de Eryck Rocha e Praça Walt Disney, de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira foram, respectivamente, os melhores longa e curta-metragem brasileiros, segundo a opinião da maioria dos 53 críticos de dez estados do país participantes da Abraccine.
A entidade, presidida pelo jornalista Luiz Zanin, é representanda por 80 associados, "críticos atuantes nos principais veículos brasileiros, seja na mídia impressa como nos veículos eletrônicos e visuais", nas palavras do presidente e membro fundador da associação.
Fundada no ano passado, a Abraccine concedeu seus dois primeiros prêmios oficiais em João Pessoa, no 7º Fest Aruanda, no último mês de dezembro.
As produções premiadas pelo júri foram Raul, o Início, o Fim e o Meio (Brasil, 2011), do paraibano Walter Carvalho (que estreia no circuito comercial em março) e Ensolarado (Brasil, 2011), curta-metragem de Ricardo Targino.
Comentários