EDUCAÇÃO
Política e população devem ser abordados no Enem
Conteúdos referentes à 'Atualidades' estão distribuídos através dos enunciados das questões.
Publicado em 21/10/2012 às 13:00
Os conteúdos referentes à 'Atualidades' estão distribuídos em quase toda prova, através dos enunciados das questões, ou seja, na contextualização delas. Por isso, conhecer a realidade e a problematização abordada no item ajudam o estudante a interpretar melhor a questão.
Segundo o professor de Geografia e Atualidades Ésio Augusto de Barros, o Enem deve trazer questões de população, questionando, por exemplo, as mudanças do perfil da população brasileira. Além disso, em virtude do momento político, as recentes mudanças da lei de cotas e as ações assistencialistas governamentais podem ser foco na prova.
“De forma geral, os assuntos que a mídia aborda, como a nova classe média brasileira e o consumo, devem ser cobrados. Além disso, a temática do meio ambiente, a exemplo do Novo Código Florestal, 'Rio mais 20', a renovação do Protocolo de Kioto, desmatamento e lixo”, elencou Ésio Augusto.
Ainda conforme o professor, “o Enem cobra assuntos interdisciplinares e que possam ser visualizados no cotidiano. A globalização e todas as mudanças que ela oferece, a diversidade cultural, além das crises financeiras (sobretudo na Grécia) também são temas-chaves”, completou, ao enfatizar que estudos feitos em nível nacional apontaram que 47% da prova do Enem tem 'Atualidades' no enunciado.
Comentários