ECONOMIA
Feriado movimenta supermercados
Produtos típicos como chocolates, peixes e vinhos devem estimular as vendas nos estabelecimentos.
Publicado em 01/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 16/01/2024 às 15:19
A chegada da Semana Santa promete aquecer as vendas de produtos típicos para época como chocolates, peixes e vinhos, que costumam liderar a procura nos supermercados de toda a Paraíba. Embora a Divisão Econômica da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima um aumento de apenas 3,7% em relação ao ano passado, a expectativa da Associação Paraibana de Supermercados da Paraíba (ASPB) é de que o percentual seja mais do que o triplo do previsto pelo mercado tradicional.
Grande partes das vendas, em torno de 60%, devem ocorrer nos últimos quatro dias, como é registrado todos os anos.
Para o presidente da ASPB, Cícero Bernardo, apesar da alta de preços médios registrada pelos principais institutos de pesquisas econômicos do país, nos últimos meses, essa não deve ser a pior Páscoa dos últimos dez anos, como prevê a CNC.
Já a Paraíba vai seguir outra tendência. "Deveremos ter um aumento das vendas dos produtos típicos da Semana Santa em torno de 10% a 15%”, afirmou Bernardo, acrescentando que apesar da instabilidade econômica que o país atravessa, o período deve ser positivo. “Não podemos deixar de lembrar que o período é a terceira melhor data de vendas para os supermercados, perdendo apenas para o Natal e o Carnaval”.
Em Campina Grande a procura dos consumidores pelos produtos mais consumidos durante a Semana Santa está dentro da normalidade em relação aos anos anteriores, segundo o gerente de uma rede de supermercados, Vamberto Farias. “As vendas de peixe, vinhos e chocolate ainda está em ritmo normal. Como acontece todos os anos as vendas devem aumentar nas próximas duas semanas”, disse o gerente, referindo-se ao fato de que, tradicionalmente, a maioria dos brasileiros deixam para fazer suas compras de última hora.
“Deveremos ter um acréscimo de 5% a 8% nas vendas em geral e, de mais 5%, só nos ovos de chocolate.
Segundo a gerente de um dos supermercados de Patos, Lícia Guedes, as vendas no período da Semana Santa devem ser positivas, com aumento nas vendas dos produtos típicos em torno de 10%, em relação ao ano passado. Dentre os itens, apenas os ovos de Páscoa devem apresentar um desempenho inferior, devido a problemas com o abastecimento. “Duas marcas tradicionais de chocolate atrasaram na entrega do produto e ainda mandaram menos de 50% do que solicitamos”, informou a gerente. Segundo Lícia Guedes, a procura por peixes, vinhos e ovos acontece ainda em ritmo calmo, devendo se intensificar nas próximas semanas. “Com o pagamento dos salários já teremos um pequeno aquecimento”.
COMÉRCIO VAREJISTA
Para o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado da Paraíba (FCDL-PB), Artur de Almeida, as vendas dos produtos típicos da Semana Santa no Estado estão sendo consideradas boas pelo mercado econômico. A perspectiva é de que aconteça neste ano um aumento médio de 8% nas vendas dos artigos mais consumidos na data.
Comentários