icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Feriado movimenta supermercados

Produtos típicos como chocolates, peixes e vinhos devem estimular as vendas nos estabelecimentos.

Publicado em 01/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 16/01/2024 às 15:19

A chegada da Semana Santa promete aquecer as vendas de produtos típicos para época como chocolates, peixes e vinhos, que costumam liderar a procura nos supermercados de toda a Paraíba. Embora a Divisão Econômica da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima um aumento de apenas 3,7% em relação ao ano passado, a expectativa da Associação Paraibana de Supermercados da Paraíba (ASPB) é de que o percentual seja mais do que o triplo do previsto pelo mercado tradicional.

Grande partes das vendas, em torno de 60%, devem ocorrer nos últimos quatro dias, como é registrado todos os anos.

Para o presidente da ASPB, Cícero Bernardo, apesar da alta de preços médios registrada pelos principais institutos de pesquisas econômicos do país, nos últimos meses, essa não deve ser a pior Páscoa dos últimos dez anos, como prevê a CNC.

Já a Paraíba vai seguir outra tendência. "Deveremos ter um aumento das vendas dos produtos típicos da Semana Santa em torno de 10% a 15%”, afirmou Bernardo, acrescentando que apesar da instabilidade econômica que o país atravessa, o período deve ser positivo. “Não podemos deixar de lembrar que o período é a terceira melhor data de vendas para os supermercados, perdendo apenas para o Natal e o Carnaval”.

Em Campina Grande a procura dos consumidores pelos produtos mais consumidos durante a Semana Santa está dentro da normalidade em relação aos anos anteriores, segundo o gerente de uma rede de supermercados, Vamberto Farias. “As vendas de peixe, vinhos e chocolate ainda está em ritmo normal. Como acontece todos os anos as vendas devem aumentar nas próximas duas semanas”, disse o gerente, referindo-se ao fato de que, tradicionalmente, a maioria dos brasileiros deixam para fazer suas compras de última hora.

“Deveremos ter um acréscimo de 5% a 8% nas vendas em geral e, de mais 5%, só nos ovos de chocolate.

Segundo a gerente de um dos supermercados de Patos, Lícia Guedes, as vendas no período da Semana Santa devem ser positivas, com aumento nas vendas dos produtos típicos em torno de 10%, em relação ao ano passado. Dentre os itens, apenas os ovos de Páscoa devem apresentar um desempenho inferior, devido a problemas com o abastecimento. “Duas marcas tradicionais de chocolate atrasaram na entrega do produto e ainda mandaram menos de 50% do que solicitamos”, informou a gerente. Segundo Lícia Guedes, a procura por peixes, vinhos e ovos acontece ainda em ritmo calmo, devendo se intensificar nas próximas semanas. “Com o pagamento dos salários já teremos um pequeno aquecimento”.

COMÉRCIO VAREJISTA

Para o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado da Paraíba (FCDL-PB), Artur de Almeida, as vendas dos produtos típicos da Semana Santa no Estado estão sendo consideradas boas pelo mercado econômico. A perspectiva é de que aconteça neste ano um aumento médio de 8% nas vendas dos artigos mais consumidos na data.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp