icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Bombeiros registram 121 ocorrências no Litoral da PB

Números incluem intervenções diretas em salvamentos aquáticos,  primeiros socorros e busca e guarda de crianças perdidas. 

Publicado em 05/02/2015 às 6:00 | Atualizado em 22/02/2024 às 19:39

Desde o início da Operação Verão, em 5 de dezembro do ano passado, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMP) já registrou 121 ocorrências na faixa litorânea paraibana. Os números dizem respeito ao período até o dia 1º deste mês e incluem ainda as intervenções diretas dos bombeiros em salvamentos aquáticos (68), atendimentos de primeiros socorros (27), busca e guarda de crianças perdidas (17).

Em nenhum desses casos em que o Corpo de Bombeiros foi acionado, houve registro de afogamento com óbito. Conforme o comandante do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), major Almir Peixoto, a corporação tem investido na prevenção para conscientizar os banhistas. Nesse sentido, dentro da operação já foram realizadas 1.273 ações preventivas.

“Os guarda-vidas estão intensificando o trabalho de orientação, que consiste em advertências, que chegaram a 548, alertando as pessoas para os riscos de cada praia, e informações de forma geral, com 529. Também foram distribuídas 196 pulseiras de identificação para crianças, com espaço para colocar o nome e o número do responsável”, detalhou o oficial.

De acordo com o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, Jair Carneiro de Barros, o Litoral do Estado é extenso e diversificado quanto à questão dos tipos de praias e peculiaridade da costa. Por isso, a corporação tem agido de forma proativa, antecipando-se aos fatos antes que eles aconteçam. No total de casos de salvamentos (68) registrados na operação, a grande parte (61 casos) se configurou como resgate aquático, que é quando o bombeiro intervém antes que aconteça o afogamento. “O profissional observa que o banhista está em perigo e faz a retirada dele da água”, explicou o coronel Jair, ao citar que as praias de Gramame, Pontinha de Lucena e Praia Bela são as mais perigosas. Ainda levando em conta os dados da operação, nos demais casos de salvamento (7) foi registrado o afogamento, mas o socorro rápido dos bombeiros salvou a vida dos banhistas.

“Em comparação com o mesmo período da Operação Verão anterior (meses de dezembro e janeiro), houve uma redução de 51% nos acidentes aquáticos, já que de 2013 para 2014 os salvamentos aquáticos chegaram ao número de 136”, completou o comandante-geral, ao enfatizar que a operação, que segue até o final de fevereiro, tem alcançado resultados positivos.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp