VIDA URBANA
Secretário volta atrás e Cabedelo só vacina crianças de até dois anos
Em reunião com equipe da Gerência Operacional de Vigilância Sanitária do Estado, ficou decidido também que mais vacinas serão providenciadas para abastecer postos de saúde.
Publicado em 08/06/2011 às 18:00
Da Redação
A Secretaria de Saúde de Cabedelo e uma equipe da Gerência Operacional de Vigilância Epidemiológica do Estado se reuniram na tarde desta quarta-feira (8) para discutir sobre as medidas a serem tomadas com relação à notificações de meningite no município. Segunda a assessoria de imprensa da Secretaria, a vacinação vai seguir apenas para crianças com idade até dois anos.
Em entrevista à TV Cabo Branco, o secretário de Saúde de Cabedelo, Ironildo Oliveira, afirmou que, por estar havendo notificações de casos “em crianças de quatro, cinco, seis anos”, a faixa etária para a vacinação seria elevada para seis anos. A gerente operacional de Vigilância Sanitária do Estado, Bernadete Moreira, também em entrevista à TV Cabo Branco, recomendou que a determinação do Ministério da Saúde sobre vacinar crianças com, no máximo, dois anos, fosse seguida.
Assim, ficou decidido na reunião que a medida para também vacinar crianças com idade entre dois e seis anos não será adotada no município.
Segundo a assessoria da Secretaria de Saúde, o problema da falta de vacinas em alguns postos de saúde do município se deu porque a procura está sendo acima do que a necessidade exige. Se acordo com a assessoria, a quantidade de vacinas repassadas para o município, atende à necessidade da situação, mas está abaixo do que a população está exigindo.
Ainda assim, ficou decidido na reunião que a Secretaria de Saúde vai providenciar mais vacinas para tentar atender a procura. Mas, não foi estipulado um prazo para a chegada do medicamento nos postos de saúde.
A assessoria informou, ainda, que há estoque da vacina que combate a meningite bacteriana. A falta de estoque é do medicamento contra a meningite viral, e é esta que será providenciada com mais urgência.
Casos notificados
Ao todo, em 2011, foram notificados oito casos em Cabedelo, dos quais quatro foram descartados pela Secretaria de Saúde. Entre as confirmações, dois são de meningite bacteriana não especificado, um de meningite viral e outro pós-encefalite por varicela.
De acordo com nota divulgada pela SES na última segunda (6), em toda a Paraíba, de janeiro até o dia 3 de junho, foram notificados 68 casos, dos quais 10 foram confirmados. Uma pessoa morreu no início do ano, no município de São Bento, vítima da doença. Segundo Bernadete Moreira, os números estão dentro do esperado de acordo com estudos estatísticos da doença.
Comentários