CULTURA
Acervo na UEPB
Devido a reformas no Espaço Cultural, acervo do cineasta Machado Bittencourt é transferido para a Universidade Estadual em Campina.
Publicado em 15/05/2013 às 6:00
O acervo do cineasta Machado Bittencourt (1942-1999), que consiste em registros fotográficos, livros, maquinário e filmes (super-8, 35mm e 16mm), já se encontra na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, através de um termo de cessão de guarda.
O jornalista e pesquisador Hipólito Lucena ficou encarregado de realizar o processo de higienização de todo o material, que se encontra guardado em uma das salas do antigo prédio da Faculdade de Administração, onde está sendo feita a seleção e catalogação dos livros e revistas.
Antes, o acervo estava alojado na Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), em João Pessoa, mas teve que ser retirado no final de abril em virtude das reformas no local.
“Diante desse impasse, o reitor Rangel Junior tomou a iniciativa de guardar esse material”, informa o artista plástico Chico Pereira, que acompanha o processo e faz parte de uma comissão representando a família do cineasta.
Segundo Pereira, o material será sistematicamente organizado de acordo com o relatório feito pela comissão no ano passado.
Os próximos passos serão realizar parcerias com instituições para contratar especialistas para apresentar diagnósticos e soluções. “É um acervo muito precioso para a cultura do Nordeste e do Brasil”, frisa.
Comentários