icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Após chuvas, 40 açudes saem da situação crítica na PB

Número de açudes acumulando mais de 20% do volume de água dobrou.

Publicado em 20/04/2018 às 9:54 | Atualizado em 20/04/2018 às 12:21


                                        
                                            Após chuvas, 40 açudes saem da situação crítica na PB

Pelo menos 40 açudes dos 127 monitorados pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) saíram da situação considerada crítica, com menos de 5% do volume de água depois do registro de chuvas nas regiões da Paraíba. Segundo dados da Aesa, o estado tinha no mês de janeiro 59 mananciais acumulando menos de 5% do volume de água total. Atualmente apenas 19 açudes acumulam o percentual hídrico abaixo de 5% considerando toda capacidade.

O relatório de monitoramento da Aesa revela também que a quantidade de açudes com o volume de água cima de 20% dobrou durante o mesmo período. O estado registrava em janeiro 27 reservatórios ultrapassando o índice hídrico de 20%. O número atual é de 57 açudes.

>>>Após 7 anos de seca, açude sangra e população agradece com orações

Apenas dois  açudes no mês de janeiro estavam transbordando na Paraíba; Olho D'água, em Mari; e São José II em Monteiro. Depois das chuvas, 11 mananciais atingiram o volume de água total; Araçagi, na cidade de Araçagi; Bom Jesus, em Carrapateira; Cachoeira dos Alves, em Itaporanga; Cachoeira da Vaca, em Cachoeira dos Índios; Cafundó, em Serra Grande; Manoel Marcionilo, em Taperoá; Olho D’água, em Mari; São José I, em São José de Piranhas; São José II, na cidade de Monteiro; Pimenta, em Piancó e Vazante, localizado no município de Diamante.

Boqueirão

O açude Epitácio Pessoa, mais conhecido como Boqueirão, atingiu nesta sexta-feira (20) o volume de 131.019.301,20 milhões de metros cúbicos de água, o equivalente a quase 32% de toda capacidade.  A maior recarga hídrica registrada no manancial desde sua última sangria, em março de 2011, aconteceu entre os dias 14 e 15 deste mês, quando o reservatório recebeu cerca de 13 milhões de metros cúbicos de água.

Coremas

Na região do Sertão, o açude Coremas acumula 108.201.098,88  milhões de metros cúbicos de água e ultrapassou a marca de 18% de sua capacidade hídrica máxima. O manancial em janeiro deste ano chegou ao nível 3,97%, acumulando menos de 24 milhões de metros cúbicos de água.

Previsão

A meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, informou que a previsão de novas chuvas permanece positiva para as regiões do estado, no entanto, de forma localizada em algumas áreas. “A previsão para chuva continua durante o fim de semana, mas de forma localizada em algumas regiões”, explicou.

Imagem

Epitácio Germano

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp