ECONOMIA
Brasil será a 5ª economia mundial
Previsão do FMI afirma que em 2015 Brasil será 5ª maior econômia do planeta, desbancando a França, atual colocada nesta posição.
Publicado em 28/12/2011 às 6:30
O ministro Guido Mantega (Fazenda) afirmou ontem que nos próximos quatro anos o Brasil terá desbancado a França da quinta posição, antes do que prevê o FMI (Fundo Monetário Internacional). “O FMI prevê que o Brasil será a quinta economia em 2015, mas eu acredito que isso ocorrerá antes”, declarou Mantega durante uma entrevista coletiva em São Paulo.
Projeções do CEBR (sigla em inglês para Centro de Pesquisa Econômica e de Negócios) divulgado na segunda-feira, 26, mostra que o Brasil deve terminar o ano como a sexta maior economia do mundo, ultrapassando o Reino Unido.
O ministro considerou que a velocidade de crescimento do país supera a de nações europeias e por isso é “inexorável que nós passemos a França e no futuro, quem sabe, a Alemanha, se ela não tiver um desempenho melhor”.
Mantega lembrou que o crescimento econômico do Brasil entre 2003 e 2010 atingiu uma média de 4,5%, nível que será alcançado novamente em 2012, com previsão entre 4% e 4,5%.
Comentários