COTIDIANO
Obama diz que situação no Afeganistão é "precária e urgente"
Candidato à presidência dos EUA, Barack Obama visita Afeganistão e ainda deve passar por Israel, Jordânia, Alemanha e Reino Unido.
Publicado em 20/07/2008 às 12:08
Do G1
O candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, disse em entrevista a uma TV americana que a situação no Afeganistão é "precária e urgente" e que os EUA deveriam centrar neste país a guerra contra o terrorismo.
As declarações foram feitas durante a visita de Obama ao Afeganistão, onde o democrata tomou café-da-manhã com soldados americanos neste domingo (20) e reuniu-se com o presidente Hamid Karzai, com quem discutiu a guerra ao terrorismo e o combate ao narcotráfico no país.
"Nós temos de entender que a situação é precária e urgente, eu eu acredito que isso deve ser o foco central, o "front" central, na batalha contra o terrorismo", disse Obama ao "Face the Nation", da CBS.
Militares e Karzai
Obama aterrisou sábado (19) em Cabul e se deslocou à base aérea de Bagram, nos arredores da capital, para depois visitar as tropas norte-americanas na base de Jalalabad, situada na província oriental de Nangarhar.
Neste domingo, ele tomou café com militares da coalizão liderada pelos EUA. Após seu encontro com os soldados, Obama se reuniu com Karzai e integrantes da sociedade civil afegã. Eles almoçaram juntos no palácio presidencial.
Em um encontro de quase uma hora, os dois falaram sobre a guerra contra o terrorismo e sobre o combate ao narcotráfico no Afeganistão, segundo um porta-voz do governo afegão. Karzai teria agradecido à comissão de senadores integrada por Obama (que é senador pelo Illinois) pelo "apoio" dos EUA ao povo afegão.
Antes da viagem, Obama havia criticado Karzai, que, segundo ele, não estaria "se empenhando" suficientemente nos esforços para recuperar o Afeganistão. Em entrevista à CNN, o democrata disse que o governo "não saiu de seu bunker para organizar o Afeganistão e seu governo, a justiça, as forças policiais, para dar confiança às pessoas".
Giro internacional
O Afeganistão é a primeira escala de uma viagem que levará o democrata a vários países da Europa e do Oriente Médio, dentre os quais Israel, Jordânia, Alemanha e Reino Unido.
A campanha de Obama confirmou que o senador vai fazer um discurso na quinta-feira em Berlim, em frente à Coluna da Vitória, na praça Tiergarten. Ele deve falar sobre a "aliança histórica" entre Alemanha e EUA e sobre a necessidade de reforçar os elos entre EUA e Europa para enfrentar os desafios do século 21.
Comentários