POLÍTICA
Corpo do deputado federal Rômulo Gouveia é velado em CG
Rômulo morreu na madrugada deste domingo (13) após sofrer um infarto fulminante.
Publicado em 13/05/2018 às 13:08 | Atualizado em 14/05/2018 às 9:03
O corpo do deputado federal Rômulo Gouveia (PSD) começou a ser velado em Campina Grande pouco depois das 12h deste domingo (13). O velório teve início na Câmara Municipal da cidade e depois continuou no cemitério Campo Santo da Paz, onde também acontecerá o sepultamento, na segunda-feira (14). A cerimônia é aberta ao público.
Rômulo Gouveia morreu na madrugada deste domingo. Segundo nota do PSD, partido presidido por Rômulo na Paraíba, o deputado foi vítima de um infarto fulminante. Após uma semana hospitalizado para tratar uma infecção urinária, ele recebeu alta na noite de sábado (12). Ao sentir os sintomas do infarto, o deputado foi socorrido e levado para o hospital Antônio Targino, mas não resistiu.
O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB), chegou ao velório depois das 14h. Abalado, ele disse que está vivendo um pesadelo com a morte de Rômulo.“Está todo mundo tentando se levantar desse baque,que atingiu não apenas a mim, mas Campina Grande e a Paraíba inteira. Fiquei atordoado”, disse. O gestor campinense afirmou que falou com o deputado na noite do sábado e ele disse que estava bem. “Ele era o político mais atencioso dessa Paraíba”, pontuou
Romero anunciou que a tarde de segunda-feira vai ser ponto facultativo na prefeitura, para que os servidores possam ir ao sepultamento. Rômulo Gouveia era servidor da prefeitura de Campina Grande.
"Rômulo, mais do que um amigo, se transformou em um irmão na jornada de vida que tivemos junto. Minha mãe sempre o tratou como filho", afirmou no velório o senador Cássio Cunha Lima (PSDB). "Rômulo nasceu do povo, viveu pelo povo e morreu com o povo ao seu lado. Deixa um exemplo muito raro de dedicação extrema à causa pública", ressaltou.
O corpo de Rômulo saiu do prédio da Câmara Municipal de Campina Grande para o cemitério pouco depois das 16h, levado por um caminhão do Corpo de Bombeiros.
História
Rômulo tinha 53 anos e era administrador e bacharel em direito. Ele entrou na política em 1992, quando foi eleito vereador de Campina Grande. Ele também ocupou as cadeiras de presidente da Câmara, deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, vice-governador da Paraíba e atualmente era o quarto-secretário da Câmara Federal.
Filho de José Antônio de Gouveia e Berenice de Almeida Gouveia, Rômulo era casado com a pedagoga e ex-deputada estadual Eva Gouveia. Ele também era pai de quatro filhos: Robson, Lucas, Pablo e Rômulo Filho.
Autoridades lamentam
Várias autoridades divulgaram nota lamentando a morte de Rômulo Gouveia. O governador Ricardo Coutinho (PSB); o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB); e o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), decretaram luto oficial de três dias. O presidente Michel Temer (MDB) também lamentou o falecimento do parlamentar paraibano.
Com muita tristeza soube da morte prematura de Rômulo Gouveia. Um parlamentar com experiência e espírito público notáveis. Outra qualidade, a capacidade de diálogo, fará muita falta nos dias atuais. Minhas condolências aos familiares e amigos.
— Michel Temer (@MichelTemer) May 13, 2018
“Rômulo sabia como poucos unir trabalho e compromisso com as pessoas, como verdadeiro defensor dos interesses do nosso estado e de João Pessoa. Ao lado dele, estive inúmeras vezes em Brasília para tratar de projetos e ações importantes da nossa capital que hoje se tornaram realidade”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), falou sobre atuação política de Rômulo em Brasília.
Recebo com tristeza a informação do falecimento do nosso quarto-secretário, deputado Rômulo Gouveia. Meu colega nas últimas duas legislaturas, ele foi um parlamentar incansável na defesa do seu estado, a Paraíba. Minha solidariedade à família.
— Rodrigo Maia (@RodrigoMaia) May 13, 2018
“Registro que Rômulo, mais do que tudo, foi um amigo muito querido, com quem aprendi muito e que nunca me faltou, em todos os bons e maus momentos que compartilhamos”, disse o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues.
O presidente licenciado do PSD nacional, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, também emitiu nota de pesar pela morte de Rômulo Gouveia. "Muito triste e chocante a perda de um dos nossos mais queridos homens públicos. O nosso fraterno amigo , com brilhante carreira na vida pública, já deixa saudades", declarou.
“O falecimento de Rômulo Gouveia deixa uma imensa lacuna na política do Estado e enluta os cidadãos e cidadãs de Campina Grande e de toda Paraíba”, afirma a nota divulgada pelo governo da Paraíba.
Outros políticos e também órgãos, como a Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep) e a Defensoria Pública do Estado, se solidarizaram com a família e destacaram a importância da figura de Rômulo Gouveia para a história política da Paraíba.
Comentários