VIDA URBANA
Sebrae promove semana de atividades de orientação para microempreendedores na PB
Evento acontece simultaneamente em 12 municípios da Paraíba.
Publicado em 14/05/2018 às 15:23
Os empreendedores paraibanos podem participar a partir desta segunda-feira (14) de oficinas, palestras e orientação gratuitas promovidas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A programação da Semana do Micro Empreendedor Individual (MEI), que ocorre até sábado (19), vai promover palestras que poderão elucidar o empreendedor sobre os deveres e direitos do MEI e seus benefícios previdenciários.
Segundo o superintendente do Sebrae na Paraíba, Walter Aguiar, todos os escritórios regionais, e também o ponto de atendimento do Sebrae em São Bento, estão atendendo gratuitamente os empreendedores com oficinas, capacitações, palestras e orientação empresarial individualizada.
“O nosso foco será auxiliar os empreendedores que querem se formalizar, fazer a declaração anual e tirar dúvidas em relação a atividade que desenvolvem. Vamos também preparar o MEI para aumentar as vendas, atrair mais clientes e orientar quanto aos temas de educação financeira e previdenciária”, afirma o superintendente.
A Semana do MEI promove cerca de 100 ações que acontecem simultaneamente em 12 municípios paraibanos. Para o gerente estadual de desenvolvimento, inovação e tecnologia do Sebrae Paraíba, Elinaldo Macedo, o objetivo do evento é incentivar e orientar quem pretende empreender. “Este ano a mobilização também terá como ênfase a orientação do MEI para estimular vendas, visto que a última pesquisa do perfil do MEI apontou que 31% dos empreendedores apontam a dificuldade para conquistar e reter clientes como principal problema enfrentado e 25% dos que fecham o negócio relataram que não tinham lucro”, afirma.
Microempreendedorismo
O trabalhador conhecido como informal pode se tornar um Microempreendedor Individual legalizado e passar a ter CNPJ, o que facilitará a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais. Além disso, o MEI tem direito aos benefícios previdenciários, como auxílio-maternidade, auxílio-doença, aposentadoria, entre outros.
Para ser um microempreendedor individual, é necessário faturar hoje até R$ 81.000,00 por ano ou R$ 6.750,00 por mês, não ter participação em outra empresa como sócio ou titular e ter no máximo um empregado contratado que receba o salário-mínimo ou o piso da categoria.
Em 2018, a expectativa é de que 2,5 milhões de empresas sejam criadas no país, de acordo com estudo realizado pelo banco Santander. Ainda de acordo com o estudo, em 2017, 33% da mão de obra ocupada trabalhava por conta própria ou em micro empresas. Neste ano, essas duas categorias vão responder por 50% das posições de trabalho criadas em 2018, de acordo com as projeções.
Comentários