VIDA URBANA
Trabalhadores revelam bastidores do Parque do Povo para São João de Campina Grande
Trabalho no local começou no mês de abril e deve ser concluído neste domingo (20), diz organização.
Publicado em 20/05/2018 às 7:00 | Atualizado em 20/05/2018 às 14:40
"Separa os tecidos por cores, organiza os balões, aplica os grampos e depois revisa tudo de forma detalhada. É simples, mas requer atenção e especialmente dedicação para dar tudo certo", diz Elisângela dos Santos, de 39 anos, que trabalha na equipe de decoração com bandeiras e balões na pirâmide do Parque do Povo. Além de Elisângela, outras 20 pessoas estão engajadas nesse processo de organização da decoração para o início do São João em Campina Grande.
Elisângela conta que chega no Parque do Povo às 8h para trabalhar. Além da decoração na pirâmide, ela auxilia a equipe no trabalho de decoração das ruas de Campina Grande. "O ritmo não tem diferença da festa, é acelerado e o ambiente é de alegria total. Eu faço esse trabalho há oito anos e ganhei aqui boas amizades. Chego às 8h da manhã para trabalhar, faço intervalo às 12h, e depois o trabalho continua até às 17h, dependendo da demanda segue também até o início da noite", revela.
>> Veja a programação do São João 2018 nas cidades da Paraíba
Segundo a Aliança Comunicação e Cultura, empresa organizadora do evento, cerca de 400 trabalhadores estão concentrados no Parque do Povo em montagem da estrutura para o evento que acontece de 1º de junho a 1º de julho em Campina Grande. O processo de organização e montagem da estrutura começou durante o mês de março e deve ser totalmente concluído nesta semana. "Eu me sinto feliz em trabalhar para o evento, porque é uma contribuição também para cidade. Da mesma forma que o público fica ansioso para chegada do São João, a gente que trabalha nos bastidores sofre também da ansiedade para ver tudo organizado", disse Elisângela.
>> “Não é como antigamente, mas cresceu muito”, conta vendedor que trabalha no São João há 35 anos
O decorador responsável pelo trabalho de ornamentação do Parque do Povo e na cidade de Campina Grande, José Sereco, de 53 anos, explica as cores verde e amarelo vão estar em destaque na decoração este ano. "A organização não vai mudar nada em relação aos objetos tradicionais de referência ao São João, como o balão e sanfona, mas devido a Copa do Mundo as cores verde e amarelo vão estar em evidência. Tudo vai ficar pronto até o fim desta semana", ressaltou
Já o marceneiro Mairton Kaio, de 30 anos, é responsável pela produção das peças cenográficas instaladas no Parque do Povo. Ele trabalha há mais de 10 anos na organização do evento e revela que o trabalho de produção e revitalização das peças inicia quatro meses antes do São João. "Pouca gente sabe, mas para deixar tudo isso pronto o trabalho da equipe começa no mês de fevereiro. As peças são produzidas em um galpão, a maioria delas revitalizadas, e depois são levadas para o Parque do Povo para instalação. É um processo minucioso, porque cada peça tem um detalhe diferente", revela.
>> Costureiras fazem plantão para terminar roupas de quadrilhas juninas e aumentam renda em 50%
A produção cenográfica inclui os espaços da Catedral, Vila Nova da Rainha, Cassino El Dorado, Telégrafo e outros ambientes. "Apesar da experiência por já trabalha há vários anos nos bastidores do São João, o desafio é constante. É uma missão de responsabilidade, mas o resultado é sempre gratificante. O resultado aparece quando a gente visita o Parque do Povo durante o São João e testemunha a alegria das pessoas tirando fotos e elogiando a estrutura cenográfica", disse Mairton Kaio.
Plantão durante o São João
Mairton Kaio explica que durante o período do São João a equipe também pode trabalhar em caso da necessidade de reparos na estrutura. "O trabalho não se limita apenas ao início da festa. Durante o evento a equipe trabalha de sobreaviso em caso de alguma necessidade de reparo", explica.
Joalison Lopes, de 24 anos, está trabalhando nos bastidores do São João de Campina Grande pela primeira vez e revela ter ficado surpreso com o tamanho da estrutura. "Eu já trabalhei em outros eventos, mas é a primeira vez que participo dos bastidores do São João de Campina Grande. Quando cheguei aqui pensei que não ia dar tempo, mas o processo agora é de finalização. Participar de tudo isso está uma experiência boa, além de representar também uma chance de trabalho", disse.
Estrutura
O trabalho de montagem da estrutura inclui o palco principal do evento, este ano em dimensão octágono, mantendo o formato de 360 graus localizado na parte superior do Parque do Povo e outros dois ; um localizado no espaço da pirâmide e outro na cidade cenográfica. Também estão sendo montadas duas ilhas de forró onde são realizadas apresentações alternativas com trios de forró pé-de-serra. A estrutura também inclui a instalação de 124 barracas, 15 restaurantes e 50 quiosques.
A executiva de capitação e projetos da Aliança Comunicação e Cultura, Micheli Félix, explicou que algumas modificações foram feitas na estrutura no sentido de aumentar o espaço para o público, observando a redução do palco principal e o recuo do espaço das barracas. “Foi realizada uma redução na dimensão do palco principal e um recuo nas barracas em sua área de ocupação. Essas duas mudanças nos permite um ganho de público maior, cerca de seis mil a mais. O planejamento de finalizar tudo até o dia 20 será cumprido, conforme o cronograma, restando apenas alguns procedimentos de ajustes o que será feito até o fim da semana", ressaltou.
Frontstage coberto
Uma das novidades para edição 2018 do São João é a cobertura da Frontstage, área localizada próxima do palco principal.
Comentários