VIDA URBANA
Romaria da Penha contará com 13 trios durante todo o percurso
A expectativa dos organizadores é que cerca de 400 mil fiéis participam da caminhada de 14 km entre a Igreja de Lourdes, em Jaguaribe, e o Santuário da Penha
Publicado em 28/11/2015 às 18:14
Mais de 400 mil pessoas devem percorrer na madrugada deste domingo (29) os 14 quilômetros que separam a Igreja de Lourdes, em Jaguaribe, e o Santuário da Penha. A 252ª edição da Romaria da Penha, que tem início às 22h, com uma noite de louvor no Santuário, antes do início da Romaria ao Santuário de Nossa Senhora da Penha saindo da igreja de Lourdes.
A previsão de chegada dos romeiros ao santuário é 4h, quando será realizada uma missão campal presidida pelo arcebispo metropolitano da Paraíba, Dom Aldo di Cillo Pagotto. Antes da parada final, por volta das 1h30, será realizada a apresentação do Alto de Nossa Senhora no campo de futebol da Praia da Penha.
Este ano, 13 trios elétricos vão animar os romeiros, que vão seguir juntos todo o trajeto, inclusive quando o cortejo passar pelo final do bairro dos Bancários e início de Mangabeira. Para garantir a segurança dos romeiros, o percurso será monitorado, em tempo real, pela equipe de plantão do Controle de Tráfego por Área da Superintendência Executiva de Mobilidade urbana (Semob-JP). A partir da observação das imagens, o fluxo dos romeiros, trios elétricos e demais veículos que participam da Romaria será ordenado, evitando riscos à segurança dos fiéis.
O atendimento aos romeiros que eventualmente passarem mal também foi reforçado. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) preparou um esquema especial de atendimento na Unidade de Saúde da Família (USF) da Penha, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Célio Pires de Sá, Complexo Hospitalar Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma) e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A programação da Romaria teve início neste sábado, às 16h, com um Momento de Oração no Santuário de Nossa Senhora da Penha. Às 17h os fiéis saíram em carreata com a imagem de Nossa Senhora da Penha para a igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no Centro de João Pessoa, onde participaram de uma missa, celebrada às 19h.
Comentários