icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Estado inicia matrículas

Matrículas da Rede Estadual começaram nesta quinta-feira (2) e continuam até o próximo dia 31, com a oferta de 100 mil novas vagas.

Publicado em 03/01/2014 às 6:00 | Atualizado em 10/01/2024 às 16:11

Ontem, no primeiro dia de matrícula para alunos novatos nas escolas da rede pública estadual, 808 unidades de educação iniciaram o processo que só deve ser encerrado no próximo dia 31, com a oferta de 100 mil novas vagas.

Nas escolas mais tradicionais e de maior demanda, como o Liceu Paraibano, em João Pessoa, de ontem até a próxima segunda-feira estão sendo realizadas as pré-matrículas que servirão para seleção de alunos e preenchimento de vagas. Os veteranos foram automaticamente matriculados durante o último mês de dezembro.

Logo no início da manhã, muitos pais foram em busca das vagas para os filhos. A costureira Maria das Graças, 51 anos, foi uma das mães que se dirigiu ao Liceu Paraibano para matricular o filho que cursará o primeiro ano do Ensino Médio. “Cheguei depois das 7h e não tinha fila. Foi bem tranquilo.

Entrei, preenchi a pré-matrícula e agora vamos aguardar o resultado”, disse.

De acordo com a vice-diretora do Liceu Paraibano, Maria José, o Liceu oferece 500 vagas para os alunos novatos do 1º ano, nos turnos da manhã e tarde, e em virtude da grande procura, um processo seletivo é feito para o preenchimento das vagas.

“Selecionamos os alunos por meio das notas do 9º ano.

Somamos as de português e matemática para chegarmos a uma média”, informou ao acrescentar que o resultado será publicado no mural da escola no próximo dia 15 e que os selecionados terão dessa data até o dia 31 deste mês para realizarem a matrícula. No ano passado, quase duas mil pessoas procuraram vaga para o 1º ano na escola.

Segundo a diretora Maria José, para a pré-matrícula é necessária a apresentação da cópia do histórico escolar do 9º ano, ou boletim, ou ainda uma declaração da escola contendo as notas do aluno. Já para a matrícula, a partir do dia 15 é preciso levar os documentos originais de identificação pessoal, comprovante de residência, duas fotos 3x4 e o original do histórico escolar do Ensino Fundamental.

Somente as escolas mais tradicionais e de maior demanda da rede estadual realizam o processo seletivo para o preenchimento de vagas, por meio da pré-matrícula. As demais escolas estão matriculando normalmente os alunos novatos até o próximo dia 31, segundo a gerente executiva de Acompanhamento à Gestão Escolar da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Aline Montenegro. “Ao todo, a rede está oferecendo 100 mil novas vagas em todo o Estado para o ano letivo de 2014, que terá 206 dias de aula, com início no dia 5 de fevereiro. Mas a rede permanecerá recebendo matrículas durante todo o ano para atender os casos de transferência entre instituições de ensino”, afirmou.

A gerente executiva de Acompanhamento à Gestão Escolar da SEE acrescentou que as gerências regionais deverão organizar postos de informações sobre as vagas de cada escola e utilizar estratégias de divulgação, em conjunto com os diretores das escolas, como campanhas, visita às famílias, cartazes e anúncios nos meios de comunicação, para chamada escolar de acordo com a necessidade de casa escola.

CG REGISTRA POUCA PROCURA NO 1ºDIA

Em Campina Grande, ontem, o primeiro dia de matrícula para os alunos novatos da Rede Estadual de Ensino da Paraíba foi de pouca procura nas 59 escolas . O prazo também se estende até o dia 31 de janeiro. Como a matrícula é direcionada apenas para os alunos recém-chegados ao Ensino Médio, a 3ª Regional de Ensino estima que as escolas devem realizar ao longo desse prazo a matrícula de cerca de dez mil novos estudantes na rede.

Apesar da pequena movimentação no início das matrículas, a gerente da 3ª Regional de Ensino, Terezinha Silva, apontou que o quanto mais rápido as famílias se programarem para realizar a matrícula dos jovens, melhor. Segundo ela, ao todo, em Campina Grande há a disponibilidade de 40 mil vagas para os alunos do Ensino Médio.

“Todas as escolas foram comunicadas que o início do prazo para as matrículas foi iniciado no dia 2 de janeiro e vai até o dia 31. Entramos em contato com várias unidades e elas estão à disposição para atender a comunidade para que a matrícula desse aluno novato seja feita. Já os estudantes veteranos, a renovação foi feita em dezembro passado, mas para quem encontrou alguns problemas, pode também procurar a escola onde estuda dentro desse prazo para resolver as pendências”, disse a gerente, informando que é obrigatório a entrega de duas fotos 3x4, registro de nascimento do aluno e o histórico escolar.

De todas as unidades escolares localizadas em Campina Grande, a única que está autorizada a iniciar o período de matrículas na segunda-feira da semana que vem é a escola Elpídio de Almeida, mais conhecida como o Estadual da Prata.

Como a unidade vem passando por reformas, somente na semana que vem é que os novos alunos terão acesso interno.

Outra escola que não abriu as portas na manhã de ontem para realizar as matrículas, o Estadual da Liberdade, a gestora da 3ª Região informou que iria buscar informações para saber os motivos do atraso no atendimento. (Givaldo Cavalcanti)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp