VIDA URBANA
Estado inicia matrículas
Matrículas da Rede Estadual começaram nesta quinta-feira (2) e continuam até o próximo dia 31, com a oferta de 100 mil novas vagas.
Publicado em 03/01/2014 às 6:00 | Atualizado em 10/01/2024 às 16:11
Ontem, no primeiro dia de matrícula para alunos novatos nas escolas da rede pública estadual, 808 unidades de educação iniciaram o processo que só deve ser encerrado no próximo dia 31, com a oferta de 100 mil novas vagas.
Nas escolas mais tradicionais e de maior demanda, como o Liceu Paraibano, em João Pessoa, de ontem até a próxima segunda-feira estão sendo realizadas as pré-matrículas que servirão para seleção de alunos e preenchimento de vagas. Os veteranos foram automaticamente matriculados durante o último mês de dezembro.
Logo no início da manhã, muitos pais foram em busca das vagas para os filhos. A costureira Maria das Graças, 51 anos, foi uma das mães que se dirigiu ao Liceu Paraibano para matricular o filho que cursará o primeiro ano do Ensino Médio. “Cheguei depois das 7h e não tinha fila. Foi bem tranquilo.
Entrei, preenchi a pré-matrícula e agora vamos aguardar o resultado”, disse.
De acordo com a vice-diretora do Liceu Paraibano, Maria José, o Liceu oferece 500 vagas para os alunos novatos do 1º ano, nos turnos da manhã e tarde, e em virtude da grande procura, um processo seletivo é feito para o preenchimento das vagas.
“Selecionamos os alunos por meio das notas do 9º ano.
Somamos as de português e matemática para chegarmos a uma média”, informou ao acrescentar que o resultado será publicado no mural da escola no próximo dia 15 e que os selecionados terão dessa data até o dia 31 deste mês para realizarem a matrícula. No ano passado, quase duas mil pessoas procuraram vaga para o 1º ano na escola.
Segundo a diretora Maria José, para a pré-matrícula é necessária a apresentação da cópia do histórico escolar do 9º ano, ou boletim, ou ainda uma declaração da escola contendo as notas do aluno. Já para a matrícula, a partir do dia 15 é preciso levar os documentos originais de identificação pessoal, comprovante de residência, duas fotos 3x4 e o original do histórico escolar do Ensino Fundamental.
Somente as escolas mais tradicionais e de maior demanda da rede estadual realizam o processo seletivo para o preenchimento de vagas, por meio da pré-matrícula. As demais escolas estão matriculando normalmente os alunos novatos até o próximo dia 31, segundo a gerente executiva de Acompanhamento à Gestão Escolar da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Aline Montenegro. “Ao todo, a rede está oferecendo 100 mil novas vagas em todo o Estado para o ano letivo de 2014, que terá 206 dias de aula, com início no dia 5 de fevereiro. Mas a rede permanecerá recebendo matrículas durante todo o ano para atender os casos de transferência entre instituições de ensino”, afirmou.
A gerente executiva de Acompanhamento à Gestão Escolar da SEE acrescentou que as gerências regionais deverão organizar postos de informações sobre as vagas de cada escola e utilizar estratégias de divulgação, em conjunto com os diretores das escolas, como campanhas, visita às famílias, cartazes e anúncios nos meios de comunicação, para chamada escolar de acordo com a necessidade de casa escola.
CG REGISTRA POUCA PROCURA NO 1ºDIA
Em Campina Grande, ontem, o primeiro dia de matrícula para os alunos novatos da Rede Estadual de Ensino da Paraíba foi de pouca procura nas 59 escolas . O prazo também se estende até o dia 31 de janeiro. Como a matrícula é direcionada apenas para os alunos recém-chegados ao Ensino Médio, a 3ª Regional de Ensino estima que as escolas devem realizar ao longo desse prazo a matrícula de cerca de dez mil novos estudantes na rede.
Apesar da pequena movimentação no início das matrículas, a gerente da 3ª Regional de Ensino, Terezinha Silva, apontou que o quanto mais rápido as famílias se programarem para realizar a matrícula dos jovens, melhor. Segundo ela, ao todo, em Campina Grande há a disponibilidade de 40 mil vagas para os alunos do Ensino Médio.
“Todas as escolas foram comunicadas que o início do prazo para as matrículas foi iniciado no dia 2 de janeiro e vai até o dia 31. Entramos em contato com várias unidades e elas estão à disposição para atender a comunidade para que a matrícula desse aluno novato seja feita. Já os estudantes veteranos, a renovação foi feita em dezembro passado, mas para quem encontrou alguns problemas, pode também procurar a escola onde estuda dentro desse prazo para resolver as pendências”, disse a gerente, informando que é obrigatório a entrega de duas fotos 3x4, registro de nascimento do aluno e o histórico escolar.
De todas as unidades escolares localizadas em Campina Grande, a única que está autorizada a iniciar o período de matrículas na segunda-feira da semana que vem é a escola Elpídio de Almeida, mais conhecida como o Estadual da Prata.
Como a unidade vem passando por reformas, somente na semana que vem é que os novos alunos terão acesso interno.
Outra escola que não abriu as portas na manhã de ontem para realizar as matrículas, o Estadual da Liberdade, a gestora da 3ª Região informou que iria buscar informações para saber os motivos do atraso no atendimento. (Givaldo Cavalcanti)
Comentários