icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Supermercados de Campina Grande investem em autoatendimento nos caixas

Duas redes de supermercado da cidade oferecem o serviço onde o cliente passa e paga sozinho as compras.

Publicado em 06/08/2018 às 7:00 | Atualizado em 06/08/2018 às 16:54


                                        
                                            Supermercados de Campina Grande investem em autoatendimento nos caixas
autoatendimento

				
					Supermercados de Campina Grande investem em autoatendimento nos caixas
autoatendimento

De olho na comodidade e facilidade para o cliente, duas redes de supermercados de Campina Grande investiram em caixas de autoatendimento para reduzir o tempo na fila e para que o consumidor tenha total autonomia na hora das compras. 

Os caixas permitem que o cliente não precise do auxílio de um funcionário para registrar e pagar as suas compras. O próprio consumidor escaneia o código de barra do produto e efetua o pagamento com cartão de crédito ou débito na máquina. Depois de registrar os produtos no leitor de código de barras, o cliente deve colocá-los nas sacolas, que ficam numa balança. Se algum item for colocado nelas sem que tenha sido cobrado, o sistema trava. Os caixas contam ainda com câmeras para aumentar a segurança.

Os caixas de autoatendimento são para pequenas compras, geralmente para pessoas que estão comprando até 15 itens. A intenção é que o cliente não passe tanto tempo na fila quando está com poucas compras e geralmente apressado.

Rede foi pioneira

O primeiro supermercado a implantar a tecnologia dos caixas de autoatendimento em Campina Grande foi a rede de supermercados Rede Compras. A ideia veio de fora do país: um dos diretores fez uma viagem internacional e teve o primeiro contato com a sistema, achou a ideia interessante e resolveu trazer a inovação para rede de supermercados na Paraíba, colocando quatro máquinas pra funcionar dentro da loja.

Segundo Poliana Olímpio, encarregada de frente de loja da rede de supermercados, no começo a novidade assustou um pouco os clientes, mas hoje, eles sentem falta quando o equipamento não está funcionando. "Tem cliente que quando chega na loja e as máquinas não estão funcionando, perguntam logo, sentem falta, dizem que é muito prático. As pessoas mais velhas que não sabem mexer pedem ajuda à supervisora das máquinas, acham mais rápido que ficar na fila normal", disse.

A ideia pioneira contagiou outra rede de supermercado da cidade, a Ideal Supermercados, que depois de ver a praticidade e o sucesso que as máquinas faziam resolveu também implantar o sistema no estabelecimento. Segundo o gerente do supermercado, a busca pela inovação e pelo bom atendimento foi o que motivou a implantação das máquinas na loja.

Investimento é alto

Apesar da praticidade, as máquinas têm um alto custo.  Nenhuma rede informou o valor de cada máquina, mas confirmaram que o investimento é alto, mas vale a pena. Como as máquinas funcionam sozinhas, precisando apenas de uma pessoa supervisionando caso haja algum problema técnico ou tirando dúvidas e ajudando clientes que não sabem usar o equipamento, as redes economizam na contratação de funcionários para serem operadores de caixa e ganham na agilidade e na inovação.

* Sob a supervisão de Aline Oliveira

Imagem

Maria Eduarda

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp