ECONOMIA
Comércio ganha nova injeção com 13º salário
Empresas privadas e prefeituras pagam nesta sexta-feira (20) a segunda parcela do 13º salário.
Publicado em 20/12/2013 às 6:00 | Atualizado em 12/05/2023 às 14:35
O comércio paraibano ganha hoje nova injeção de recursos para vendas de Natal. As empresas privadas e a maioria das prefeituras municipais da Paraíba vão pagar a 2ª parcela do 13º salário ou a totalidade do abono natalino. Somente a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) deve injetar no comércio com pagamento da 2ª parcela aos servidores mais de R$ 25 milhões, incluindo a administração indireta como as autarquias, aposentados e pensionistas.
O presidente da Federação das Associações Municipais da Paraíba (Famup), Buba Germano, afirmou que 90% dos prefeitos têm cumprido suas obrigações. “A gente não tem controle sobre isso, mas cerca de 90% dos prefeitos estão cumprindo o pagamento do 13º salário. Boa parte das prefeituras começou a pagar uma parcela em junho e a outra no dia 10”, destacou.
O presidente da Famup afirmou que historicamente as prefeituras não têm tido problemas com o pagamento do abono natalino. “Agora falta a folha de dezembro, que deve ser paga até o dia 30 de dezembro, mas vamos aguardar o fechamento do mês para podermos avaliar a situação”, disse Buba.
A liberação de mais recursos nos municípios paraibanos representa uma esperança maior de incremento nas vendas do comércio. Contudo, o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Paraíba (FCDL), José Artur Melo de Almeida, disse que a projeção inicial de vendas neste mês de maior vendas do varejo era registrar alta de até 7% em dezembro, quando comparada ao mesmo mês de 2012, mas como na primeira quinzena deste mês a alta foi de apenas 3%, será difícil chegar na meta prevista de vendas do setor.
Segundo o presidente da FCDL, o pagamento da última parcela do abono natalino irá aquecer o setor na reta final para o Natal. “O período mais forte para os lojistas este mês é do dia 20 ao 24, que coincide com a proximidade com o Natal e o pagamento do 13º salário. Esperamos que estes quinze dias restantes sejam melhores em vendas para o Estado”, adiantou.
Vale lembrar que na segunda parcela do 13º salário haverá os descontos do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e do Imposto de Renda. Para calcular o valor da 2ª parcela, o trabalhador deve, primeiro, encontrar a parte devida à Previdência Social. O desconto do INSS varia de 8% a 11% sobre o salário, até o máximo de R$ 457,49, de acordo com a faixa salarial.
Comentários