VIDA URBANA
Aprovada criação da Unidade de Conservação Naufrágio Queimado
Unidade de Conservação Área de Proteção Marinha Naufrágio Queimado compreenderá uma área de 422,69 km².
Publicado em 05/09/2018 às 17:39
Foi aprovada, na noite de terça-feira (4), a criação da Unidade de Conservação Área de Proteção Marinha Naufrágio Queimado, localizada no litoral de João Pessoa e em parte do litoral de Cabedelo. Participaram da audiência representantes da sociedade civil, pesquisadores e acadêmicos, Ministério Público Federal, ICMBio, Secretarias do Meio Ambiente, órgãos estaduais, federais e municipais, Marinha, Corpo de Bombeiro, Batalhão Ambiental, entre outros.
De acordo com a coordenadora de Estudos Ambientais (CEA) da Superitendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Simone Porfírio, os resultados da audiência foram uma conquista para o meio ambiente. “A audiência sem dúvida foi uma vitória para o Estado da Paraíba. Por ser uma APA do tipo sustentável, será possível compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável dos recursos naturais", avaliou.
A Unidade de Conservação Área de Proteção Marinha Naufrágio Queimado compreenderá uma área de 422,69 km², correspondendo a 10,2% da plataforma continental da Paraíba, e protegerá corais, os principais pontos de mergulho e importantes naufrágios, que são áreas definidas e protegidas por órgãos governamentais com importância fundamentada na grande biodiversidade e/ou beleza cênica da área. Em vista da conservação da biodiversidade paraibana, o Estado, por meio do Decreto Estadual N° 35.750/2015, sugeriu a criação de uma UC que protegesse o meio biótico e abiótico da zona marinha da capital paraibana.
A fim de ampliar a discussão e dar subsídios a participação da população no processo de aprimoramento da proposta apresentada, a autarquia disponibilizou os estudos no seu site, referentes à criação da Unidade de Conservação, realizados por pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Comentários