ECONOMIA
Atendimento pode ser diferencial nas vendas
Comércio deve investir em bom atendimento, numa boa divulgação e na exposição bem planejada de seus produtos.
Publicado em 24/11/2013 às 8:00
O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Paraíba (FCDL-PB), Artur de Melo, revelou que para buscar um diferencial nas vendas natalinas e aumentar o faturamento, o empresário do comércio deverá investir "em bom atendimento, numa boa divulgação e na exposição bem planejada de seus produtos."
Esses fatores podem fazer a diferença em tempos de vagas temporárias mais escassas este ano com a concorrência em alta no setor. “Em época de dificuldade, uma boa divulgação dos produtos, uma vitrine atrativa e bom atendimento pode aumentar o número de vendas e atrair o público. E um cliente satisfeito é bom para ele, para o empresário, para a indústria e para a sociedade. Então toda cadeia ganha com isso”.
O presidente da FCDL-PB disse que uma das formas de se conseguir melhorar o atendimento, neste momento onde o incremento de empregados temporários deverá ser menor do que em anos anteriores, é adotar a capacitação do pessoal.
“A mão de obra brasileira é deficitária porque há uma grande quantidade de trabalhadoras no comércio que não faz de sua função a sua principal atividade profissional. Eles estão geralmente estudando para atuar em outra função e tem no comércio apenas uma fonte de renda", explicou.
Contudo, Artur aponta que se "o empresário investir em capacitação, melhorar o valor agregado dos produtos, pode ter bons resultados no fim de ano”.
O especialista em varejo e professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Jairo Pontes também concorda que um bom treinamento no quadro de funcionários, investimento no visual da loja e no mix de produtos podem trazer ganhos e diferencial diante dos demais. “Na parte visual, o empresário deve investir na decoração da vitrine e ambientação da loja. Além de capacitar bem os trabalhadores, o lojista deve facilitar o fluxo de clientes no local, favorecendo a rápida saída dos clientes que já foram atendidos. Isso contribuirá para melhorar a qualidade no atendimento, porque a loja não tenderá a ficar lotada”, explicou.
Para ele, investir em promoções diferenciadas no Natal pode fazer com que o empresário arrebate mais clientes, se destacando no mercado. “Neste período a concorrência aumenta, mas o fluxo de consumidores cresce muito mais e o dono do empreendimento deve estar preparado para receber este público”, apontou.
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