icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Atendimento pode ser diferencial nas vendas

Comércio deve investir em bom atendimento, numa boa divulgação e na exposição bem planejada de seus produtos.

Publicado em 24/11/2013 às 8:00

O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Paraíba (FCDL-PB), Artur de Melo, revelou que para buscar um diferencial nas vendas natalinas e aumentar o faturamento, o empresário do comércio deverá investir "em bom atendimento, numa boa divulgação e na exposição bem planejada de seus produtos."

Esses fatores podem fazer a diferença em tempos de vagas temporárias mais escassas este ano com a concorrência em alta no setor. “Em época de dificuldade, uma boa divulgação dos produtos, uma vitrine atrativa e bom atendimento pode aumentar o número de vendas e atrair o público. E um cliente satisfeito é bom para ele, para o empresário, para a indústria e para a sociedade. Então toda cadeia ganha com isso”.

O presidente da FCDL-PB disse que uma das formas de se conseguir melhorar o atendimento, neste momento onde o incremento de empregados temporários deverá ser menor do que em anos anteriores, é adotar a capacitação do pessoal.

“A mão de obra brasileira é deficitária porque há uma grande quantidade de trabalhadoras no comércio que não faz de sua função a sua principal atividade profissional. Eles estão geralmente estudando para atuar em outra função e tem no comércio apenas uma fonte de renda", explicou.

Contudo, Artur aponta que se "o empresário investir em capacitação, melhorar o valor agregado dos produtos, pode ter bons resultados no fim de ano”.

O especialista em varejo e professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Jairo Pontes também concorda que um bom treinamento no quadro de funcionários, investimento no visual da loja e no mix de produtos podem trazer ganhos e diferencial diante dos demais. “Na parte visual, o empresário deve investir na decoração da vitrine e ambientação da loja. Além de capacitar bem os trabalhadores, o lojista deve facilitar o fluxo de clientes no local, favorecendo a rápida saída dos clientes que já foram atendidos. Isso contribuirá para melhorar a qualidade no atendimento, porque a loja não tenderá a ficar lotada”, explicou.

Para ele, investir em promoções diferenciadas no Natal pode fazer com que o empresário arrebate mais clientes, se destacando no mercado. “Neste período a concorrência aumenta, mas o fluxo de consumidores cresce muito mais e o dono do empreendimento deve estar preparado para receber este público”, apontou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp