icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Ação Global leva cidadania, lazer e cultura

Evento teve início na última terça-feira (14) e termina neste sábado (18) com diversas atividades; edição deste ano trata dos direitos da mulher.

Publicado em 18/05/2013 às 6:00

Hoje é o “Dia D” da Ação Global, uma iniciativa da Rede Globo com o Serviço Social da Indústria (Sesi) que promove atividades de cidadania, cultura e lazer em todos os Estados do Brasil. Na Paraíba, o evento é promovido pelas TVs Cabo Branco e Paraíba e será realizado no Senai da cidade de Sousa, das 8h às 17h.

Esta edição tratará dos direitos da mulher. Por conta disso, haverá atividades específicas para o público feminino, como exames de mama e atividades de estética como maquiagem e limpeza de pele, além de campanhas contra a violência doméstica e palestras sobre o papel da mulher na sociedade.

A Paraíba é o único Estado que promove a Ação Global durante uma semana. O evento teve início em Sousa na última terça-feira e termina hoje com as ações do“Dia D”. Todos estão se mobilizando em uma corrente de solidariedade para ajudar na transformação da realidade de muitas mulheres com informações sobre seus direitos e serviços.

Em Sousa, um mutirão de ações voltado a população oferece atendimentos odontológicos, atividades culturais e esportivas, cortes de cabelo, serviços de educação, orientações sobre saúde e alimentação, entre tantos outros. Uma grande estrutura foi montada com o apoio de mais de 80 parceiros para disponibilizar à cidade uma extensa programação de oficinas de percussão, grafite, capoeira, dança e hip hop, além de cursos nas áreas de primeiros socorros, culinária e fotografia.

Segundo a coordenadora estadual da Ação Global, Conceição Azevedo, o serviço mais procurado foi a emissão gratuita de documentos, já que, normalmente, para a retirada da documentação pessoal, a população de Sousa precisa viajar 127 km até Patos, a cidade mais próxima que disponibiliza esse tipo de serviço. “O número de documentos retirados no Ação Global tem superado as expectativas. Através de nossas parcerias conseguimos levar para Sousa a emissão de documentos como identidade, CPF e até fazer o cadastramento do INSS para as donas de casas”, disse.

Já a coordenadora de comunicação e projetos institucionais das TVs Cabo Branco e Paraíba, Caroline Marques, contou que a expectativa deste ano é realizar mais de 20.000 atendimentos na Ação Global. “Levar esses benefícios aos cidadãos de Sousa, e particularmente às mulheres do alto sertão, é uma forma de mostrarmos como uma ação social pode transformar a realidade de uma comunidade”, finalizou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp