icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Chuva prejudica abastecimento de água em Alagoas

No estado, foram confirmados 19 óbitos. Em Pernambuco, 53 municípios relataram danos.

Publicado em 21/06/2010 às 11:49

Do G1

A chuva que atingiu Alagoas deixou mortos, desabrigados e prejudicou o abastecimento de água. Pelo menos dez municípios têm problemas no fornecimento, de acordo com o governo estadual.

Veja vídeo da matéria

A Casal, companhia de saneamento do estado, informou que os equipamentos danificados devem voltar a operar em 15 dias, mas o prazo para recuperação dos sistemas deve ser maior.

Unidades de captação, tratamento e distribuição de água foram inundadas. Os municípios mais atingidos foram Palmeira dos Índios, Estrela de Alagoas, Minador do Negrão, Igaci, Quebrangulo, Capela, Ibateguara, Colônia Leopoldina, Novo Lino e Jacuípe.

Até a manhã desta segunda-feira (21), o governo alagoano confirmou 19 mortes causadas pela chuva que atinge o estado desde a semana passada. Vinte e um municípios registraram estragos. O número de desabrigados chega a 70 mil. E mais de 1.100 casas foram destruídas.

Nesta segunda, o "Diário Oficial" publicou o decreto de calamidade pública em 15 municípios por causa de alagamentos e enchentes.

Os bombeiros, a Defesa Civil e a Polícia Militar recolhem donativos para as famílias desabrigadas. Um helicóptero do Batalhão de Polícia Ambiental e da Defesa Civil estadual está sendo usado para distribuir esses produtos no interior. Rio Grande do Sul e de São Paulo devem enviar cestas básicas, remédios, água e colchões para o estado.

Pernambuco

Em Pernambuco, a Defesa Civil confirmou 12 óbitos provocados pela chuva desde a semana passada. No estado, 53 municípios relataram danos. Treze decretaram situação de emergência. Cerca de 40 mil pessoas tiveram de deixar suas casas e seguiram para abrigos públicos e residências de amigos e parentes.

No programa "Café com o presidente”, Lula prometeu ajuda aos dois estados. “Eu mandei para Pernambuco e Alagoas os ministros dos Transportes, das Cidades e da Integração, para que eles possam ver o que deveremos fazer. Conversei com o governador de Alagoas, com o governador de Pernambuco. Certamente eles irão à Brasília para que a gente faça uma medida provisória para liberar recursos. A chuva foi muito pesada. Em Alagoas, o governador me avisou que tem mil pessoas desaparecidas”, disse o presidente.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp